No dia em que completou 72 anos, o empresário e político Paulo Octávio lançou ontem a pedra fundamental do Manhattan Shopping, nas Ruas 16 e 17 Sul, na Avenida Araucárias, em Águas Claras. O complexo, com gastos de R$ 350 milhões, é o maior investimento da empresa PaulOOCtavio na década. Serão construídos duas torres residenciais, uma comercial e um shopping. A previsão de entrega é julho de 2026 e mais de mil empregos serão gerados pela obra, que começa hoje. Na inauguração, o empreendimento deve criar 800 vagas indiretas e diretas.
"Em meus aniversários, busco comemorar com algo em prol da cidade. É uma forma de eu dar presentes para Brasília, que me deu tudo e sempre me abrigou muito bem, desde meus 12 anos. Fiz tudo aqui e amo a cidade" contou Paulo Octávio ao Correio. "Teremos outros lançamentos menores neste ano, a maioria residenciais, no Noroeste, Águas Claras e Samambaia", adiantou. Os lotes do Manhattan Shopping foram adquiridos em leilão da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) entre 2002 e 2012. O alvará do projeto definitivo foi aprovado em janeiro de 2021, após seis anos de análise.
O administrador de Águas Claras, André Queiroz, elogiou a iniciativa. "É um momento de alegria para esta metrópole", destacou. O deputado distrital Agaciel Maia (PL) concordou com o administrador. "É um empreendimento que promove o desenvolvimento de Águas Claras", observou. Também estiveram presentes as gestoras de Turismo, Vanessa Mendonça, e da Mulher, Ericka Filippelli.
Como morador da cidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus de Oliveira, frisou as opções de lazer e comércio que o complexo abrirá nas redondezas. "As regiões administrativas mais distantes precisam de investimentos, diminuir a necessidade de deslocamento das pessoas dentro do Distrito Federal", apontou o gestor.
Representando o governador Ibaneis Rocha (MDB), José Humberto Pires, secretário de Governo, elogiou Paulo Octávio. "Quero agradecer ao empresário, que faz e sempre fez pela nossa cidade. Nunca deixou de empreender em Brasília", ressaltou.
Complexo
O edifício é feito em parceria com o escritório Lana Dumont Arquitetura, com fachada da Choque Design. A arquitetura de interiores das áreas comuns foi elaborada pela arquiteta Sara Volpato. O shopping terá 47 lojas, distribuídas em dois pisos, e a torre comercial vai contar com 17 pavimentos, com 170 salas, variando de 26,83m² a 331,26m². Cada uma das duas torres residenciais de 16 pavimentos terá 122 apartamentos, com imóveis conjugados ou de um quarto, todos com vaga de garagem e área privativa média de 36,48m².
Os moradores vão usufruir de espaço fitness, locais colaborativos de trabalho, espaço pet, salões de festas, lavanderia, ferramentaria, sala de massagem, sauna, spa, piscina com borda infinita e deck molhado e duas churrasqueiras, além de um terraço em cada torre residencial.