O brasiliense pode preparar o guarda-chuva porque será mais uma semana de intensos temporais na capital federal. O domingo (13/2) amanheceu chuvoso e a previsão do tempo indica trovoadas isoladas com rajadas de vento ao longo da tarde, por todo o Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura pode chegar a 26ºC na capital. Nas primeiras horas do dia, os termômetros registraram 18ºC. O céu tende a ficar nublado, com trovoadas isoladas entre a tarde e início da noite, e a umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 55%.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, esse padrão deve se repetir ao longo da semana, com pouca variação nas temperaturas. “O verão tem essa característica, é a estação mais chuvosa quando comparada a outras. Ao longo dos últimos dias, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) estava atuando na capital federal, trazendo padrões sinóticos bem típicos do verão e da primavera”, explica Andrea.
A ZCAS é o resultado da interação da circulação de ventos de vários sistemas meteorológicos que atuam ao mesmo tempo. De acordo com a meteorologista, apesar da ZCAS já ter se dissipado, ainda há instabilidade, o que proporciona essas trovoadas isoladas em toda unidade federativa. “Por mais que não esteja atuando, o fenômeno vai favorecer as pancadas de chuva entre o final da tarde e início da noite, pelo menos até o meio da semana”, pontua.
Com vento fraco a moderado, as chuvas deste domingo, tiveram início durante a madrugada, entre 3h e 4h. Até então, o dia mais chuvoso do DF aconteceu em Águas Emendadas, em 26 de janeiro, quando choveu 97mm. Em fevereiro, o maior registro de chuva aconteceu no Gama, no dia 3, quando choveu 64,8mm.
Alerta amarelo
De acordo com o Inmet, o alerta amarelo, que teve início no sábado (12/2), deve ser mantido até a próxima segunda-feira (14/2). “Tem previsão de manter esse aviso até às 10h de amanhã, segunda-feira. Isso quer dizer dizer que, vai chover forte e a velocidade dos ventos pode chegar a 60 km/h em alguns pontos isolados da capital federal. O aviso informa, ainda, que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Cuidados
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia