O ano letivo da rede pública de ensino começa na segunda-feira (14/2), no Distrito Federal. Desta forma, 21 escolas públicas terão acesso às atividades da Caravana Nota 10 que é um projeto social realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com o Instituto Cultural e Social Lumiart e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF).
A ação seleciona os estudantes para participar de oficinas culturais e educacionais relacionadas ao teatro, dança, rap e percussão. O objetivo é fortalecer os direitos da criança e do adolescente, a cultura da paz e da não violência.
Além das oficinas, estão programadas 42 apresentações, sendo duas em cada escola, com a participação de artistas e/ou grupos culturais compostos por jovens que atuam nas comunidades.
Planaltina, Ceilândia, Sol Nascente, Paranoá, Itapoã e Sobradinho II são as regiões contempladas. O projeto é executado com recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), que repassou quase R$2 milhões.
Segundo a pasta responsável, haverá uma série de pesquisas e debates com os estudantes dos colégios. O propósito é compreender melhor a realidade das comunidades, e contribuir com políticas públicas de enfrentamento à violência e de promoção aos direitos da criança e do adolescente.
Com informações da Agência Brasília