Saúde

Tratamento de prevenção ao HIV é suspenso temporariamente no HUB

Por conta da falta de profissionais no local, o ambulatório que atende aos pacientes está paralisado há 10 dias

Desde o dia 1 de fevereiro os atendimentos no Ambulatório Pré-exposição ao HIV (PrEP) no Hospital Universitário de Brasília (HUB) estão suspensos. A parada temporária é decorrente da falta de funcionários na unidade.

Segundo a unidade médica, nos últimos meses uma médica pediu desligamento e outra profissional está em licença maternidade. Com isso, a capacidade foi reduzida, diminuindo a força de trabalho no HUB. Mesmo com a interrupção, a assistência para os pacientes deve ser normalizada assim que houver recomposição de profissionais para que o trabalho no espaço volte a ser efetuado.

Na tentativa de repor os profissionais na equipe, o centro médico, referência na comunidade neste atendimento, vem adotando algumas medidas desde outubro do ano passado. Entre elas, a convocação periódica de médicos infectologistas, que aguardam no cadastro reserva na lista nacional do último concurso feito pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Mas, em decorrência da constante desistência dos profissionais, ainda não houve contratações.

O que diz o HUB

O HUB reitera que os esforços para novas reposições seguirá em realização. Os aprovados no último certame serão convocados, e assim que houver admissão de profissionais, o funcionamento no Ambulatório de PrEP será retomado. Contudo, os pacientes que buscarem especificamente pelo tratamento, poderão procurar, mediante a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), serviços que estejam disponíveis.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Saiba Mais