Atendimento

Serviço de acolhimento a idosos terá atendimento ampliado no DF

Edital publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) contempla 330 novas vagas para cidadãos com 60 anos ou mais. Atualmente, seis unidades promovem acolhimento

A capital federal ampliará o acolhimento institucional a idosos com mais de 60 anos. Nesta terça-feira (8/2), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) publicou edital que abre mais de 330 vagas em abrigos e seleciona organizações da sociedade civil (OSCs) para auxiliar o Governo do Distrito Federal (GDF) a manter essas atividades. Atualmente, há seis unidades que promovem esse acolhimento, com 284 vagas disponíveis.

Pelo menos 30% das vagas a serem preenchidas serão ofertadas a idosos com grau de dependência I, II ou III.

Outras oportunidades serão decididas de acordo com a necessidade de cada usuário. Quanto maior o grau de dependência, maior suporte o cidadão receberá para realização de suas atividades diárias. A decisão dependerá de avaliação da disponibilidade da administração pública e da viabilidade operacional da OSC responsável. Vale ressaltar que os abrigos funcionarão 24 horas por dia.

As equipes serão compostas por coordenadores de nível superior, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, cuidadores e auxiliares. Outras alternativas de políticas públicas de Estado serão aplicadas em caso de doenças graves, conforme a necessidade de cada paciente. Serviços de assistência médica permanente ou assistência de enfermagem intensiva poderão ser solicitados,   principalmente quando a falta do auxílio tiver potencial de causar algum dano a vida ou a saúde do indivíduo.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)

Saiba Mais