Ao que tudo indica, 2022 será um ano que ficará marcado na história por vários concursos públicos no Distrito Federal. Para vários concurseiros, um dos certames mais esperados na capital federal é o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que não acontece há dez anos. Com 2020 e 2021 frustrados em razão das medidas de contenção de gastos decorrentes da pandemia, o diretor-geral, Zélio Maia, em entrevista ao programa CB.Poder — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília – confirmou que a expectativa do concurso é sair ainda em 2022 com mais de 300 vagas ofertadas.
“O Detran-DF tem dez anos que não faz concurso público. Naquela época, existiam 40% menos carros em circulação no Distrito Federal e, obviamente, só esse dado mostra a defasagem (servidores). Na minha gestão, nesses dois anos, começamos a trabalhar para que o concurso saísse o mais breve possível. Os últimos dois anos foram frustrados em razão das medidas de contenção de gastos em decorrência da pandemia, e que também teve uma lei complementar n°173/2020 (leia a lei clicando aqui), em que proibiu a contratação de qualquer pessoa com novas despesas. Encaminhamos a Secretaria de Economia os quatro cargos que pretendemos, que é nível médio (técnico); analista para qualquer cargo de formação superior; especialista (jornalista, médico, advogado, etc); e agente de trânsito”, conta.
Para a jornalista Ana Maria Campos, que conduziu a entrevista na tarde desta terça-feira (8/2), o diretor-geral do departamento afirmou que já foi formada a comissão para a contratação da banca que realizará o concurso para os cargos de técnico e de analista. “Estimo que em fevereiro e no máximo março a banca já será contratada para dar andamento ao concurso, que deve ser ainda este ano. Para os outros dois cargos (especialista e agente de trânsito), já está em uma fase antecedente, ou seja, está na subsecretaria da Secretaria de Economia, onde aprecia a regularidade de todo o processo, forma a comissão, igual ao que está formado nos dois primeiros cargos, para a contratação da banca”, sinalizou. Ao todo, cerca de 300 vagas serão ofertadas, com salários que podem girar de R$ 4,6 a R$ 9 mil, além de auxílio-alimentação, plano de saúde, etc. “Como costumo dizer, porque fui professor de concurso: ‘aproveitem, vai sair o concurso e estude meia hora por hora’”, brinca.
Publicação no DODF de grupo de trabalho
O secretário de Economia do DF, Itamar Feitosa, já havia publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 24 de janeiro o grupo de trabalho que irá trabalhar em estudos técnicos na organização da escolha da contratação da banca responsável pelo concurso dos cargos de técnico e analista de atividades de trânsito.
Veja o CB.Poder na íntegra
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel