A única biblioteca braille do Distrito Federal abrirá as portas completamente renovada no dia 14 deste mês. Localizado no Espaço Cultural de Taguatinga, no centro da cidade, a Biblioteca Braille Dorina Nowill é composta por três salas, teve a estrutura física reformada e parte do mobiliário substituída.
As obras começaram no final de 2021, sob o comando da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga (Cret), da Secretaria de Educação (SEE). Essa foi a primeira intervenção no espaço desde a mudança para a nova sede em 2006. Com as obras, foram trocados o piso, as janelas, os banheiros e a cozinha. A parte patrimonial também teve melhorias, com a aquisição de três aparelhos de ar-condicionado, fogão, geladeira, mesas, cadeiras e purificador de água.
A reforma custou R$ 75 mil e contou com emendas parlamentares dos deputados Jorge Vianna (Podemos) e Rafael Prudente (MDB). Já o mobiliário foi comprado com recursos do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf), com valor estimado de R$ 25 mil. As novas estantes ainda serão adquiridas com outra emenda parlamentar.
Criada em 1995, a Biblioteca Braille Dorina Nowill conta com um acervo de 2 mil exemplares, com 800 títulos. A biblioteca tem ainda publicações convencionais e com letras ampliadas para serem lidas em rodas de leitura e pelo público vidente (normalmente acompanhante dos cegos), idosos ou pessoas com baixa visão.
*Com informações da Agência Brasília