Meio Ambiente /

Tecnologia para salvar o Cerrado

UnB cria aplicativo que monitora áreas rurais em processo de restauração a um baixo custo

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um aplicativo para auxiliar agricultores, técnicos e o governo na regularização ambiental de propriedades rurais, o Radis Cerrado. De acordo com a universidade, a tecnologia lançada em 2021, permite mapear e monitorar áreas em processo de restauração a um baixo custo, com maior rapidez e precisão.

O app foi desenvolvido por integrantes do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi) da UnB, com apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Fundo para Ecossistemas Críticos (CEPF). O projeto também contou com o apoio, entre outros parceiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

Segundo a Instituição de Ensino, a ferramenta é gratuita e está disponível para sistema Android. Em nota, a UnB detalhou o funcionamento do aplicativo. "Por meio do GPS do próprio celular, o produtor consegue mapear sua propriedade e as áreas desmatadas. Mesmo offline, ele pode registrar informação sobre o imóvel, a produção e a vegetação encontrada no local. Ao se conectar à internet, os dados são enviados para a nuvem e acessados, quase que em tempo real, pelo órgão ambiental."

O app também tem a proposta de recomposição da área e, após o plantio, é possível acompanhar o crescimento da vegetação com base em indicadores como proporção de espécies exóticas e nativas, densidade de plantas e cobertura de solo e copa.

Dados colhidos por Mário Ávila, professor da UnB e um dos coordenadores do projeto, mostram que cerca de 20 produtores estão utilizando o aplicativo. Segundo Mário, a ferramenta continuará passando por melhorias constantes e, entre as futuras inovações, está a possibilidade de resgatar todo o processo em imagens. "Fotos e vídeos ficam na memória, e o fato de o app estar integrado ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), poupa tempo dos produtores que já declararam como estão as suas áreas", afirmou o professor.

A nota também indicou que existe a intenção de expandir o uso do aplicativo para todo o Brasil. "A ideia é que o Radis Cerrado seja utilizado no restante do país, para ajudar na restauração e preservação do bioma hoje ameaçado", ressaltou o comunicado.