Com o objetivo de aumentar a sensação de segurança e prevenir a população do Distrito Federal de focos do mosquito da dengue, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) deu continuidade à Operação DF Livre de Carcaças, nesta quinta-feira (3/2), desta vez no Plano Piloto.
A operação é coordenada pela SSP-DF, e reúne as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, Detran-DF, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde, Novacap e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Após a retirada das ruas, os veículos são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções em água parada.
Para o recolhimento dos automóveis abandonados é necessário que os veículos estejam abertos e acumulando água ou lixo no interior da carcaça. Com apoio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e das administrações regionais, é feito um mapeamento das regiões e a identificação dos veículos.
A população também pode contribuir com denúncias, enviando e-mail para conseg@ssp.df.gov.br, descrevendo a situação da carcaça, incluindo fotografias. As solicitações dos cidadãos também podem ser enviadas via Ouvidoria do Distrito Federal, que são encaminhadas para atendimento pela SSP-DF. A solicitação via Ouvidoria pode ser feita pelo telefone 162, via internet, pelo site ou de forma presencial (na sede de qualquer órgão do GDF).
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)