O Governo do Distrito Federal (GDF), em apoio à Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, doarão itens de higiene, alimentos e roupas para os moradores da Bahia e de Goiás atingidos pelas enchentes nos últimos dias. Os kits foram levantados pela instituição, que é umas das 24 da sociedade civil vinculadas ao Conselho de Seguranças Alimentar e Nutricional (Consea-DF), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Foram arrecadados no Distrito Federal, por intermédio da campanha SOS Enchentes roupas, alimentos, gibis, livros didáticos, utensílios de cozinha e duas mil cestas básicas. Além disso, dois mil kits de higiene foram enviados pela unidade do Rio de Janeiro da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.
O material estava previsto para sair do Centro Público de Economia Solidária, localizado no Setor Comercial Norte, Quadra 1, na Asa Norte, nesta sexta-feira (4/2), por volta das 15h, através de um caminhão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), cedido mediante uma combinação feita entre a Sedes e o Consea-DF.
A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ressalta que as comunidades envolvidas na tragédia necessitam de todo amparo possível para que possam retornar à sua vida normal. Segundo ela, o foco é no trabalho, priorizando o enfrentamento, a pobreza e a insegurança alimentar e nutricional existentes no ambiente das enchentes.
Doações para as cidades
As doações beneficiarão as populações goianas de Cavalcante, Teresina de Goiás, Campos Belos, Flores de Goiás, Vila Boa, Guarani de Goiás e Simolândia. Três municípios baianos — Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Itabuna — também receberão ajuda. O trabalho será realizado pelos comitês da Ação da Cidadania, Naipes Flores e Nordeste de Goiás, centros públicos de Economia Solidária de Guanambi e Itabuna, e Corpo de Bombeiros de Bom Jesus da Lapa.
O presidente do Consea-DF, José Ivan Mayer de Aquino, ainda pede à Secretaria de Trabalho da Bahia que possa fornecer outro veículo para carregar a carga estimada em sete toneladas. O intuito é que o material seja levado até a cidade de Itabuna, na Bahia. Além disso, solicita parcerias que ajudem a custear o combustível, assim como apoio à equipe que entregará os kits. Jové Ivan é também representante da sociedade civil no colegiado e coordenador do Comitê-DF, Ride e Goiás da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
Segundo ele, o Consea-DF também tem a função de agir em causas emergentes como esta, além de possibilitar a construção de políticas públicas. Em sua avaliação, a ação é uma demonstração de solidariedade individual e interinstitucional, em favor de colaborar com as comunidades feridas pelo desastre.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
Saiba Mais