Após o deputado Jorge Vianna (Podemos) testar positivo para o novo coronavírus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu que irá fazer uma testagem em massa de covid-19 em servidores e nos parlamentares da Casa que participaram do plenário de terça-feira (1°). A medida foi sugerida pelo deputado Chico Vigilante (PT) e aceita pela Mesa Diretora da CLDF, em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (2/2).
No plenário, Chico Vigilante defendeu, junto aos parlamentares presentes, que um laboratório seja contratado para a realização de testes nos servidores e parlamentares que participaram da primeira sessão da Casa em 2022. O pedido foi aceito pelo vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos). “Especialmente os trabalhadores (serão testados), porque eles são obrigados de estarem aqui. Dizem que as gotículas se espalham 2, 3 metros e, ontem, tinha um deputado bem aqui falando sem máscara. Todos nós corremos riscos”, disse o distrital, durante a sessão. “Os deputados precisam dar exemplo. Quando se sentir com algum sintoma, que não venha para cá”, ressaltou Vigilante.
Rodrigo Delmasso disse que a Casa atenderá o pedido do parlamentar, e solicitou ao laboratório, que irá na sexta-feira (4/2) para a realização da testagem dos membros presentes na reabertura das atividades da Casa. “É uma iniciativa de segurança, para ver se tem alguma pessoa infectada ou não e, caso houver, essa pessoa deve seguir as normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, se afastando dos trabalhos até que se cumpre a quarentena”, pontuou o vice-presidente da Casa. De acordo com o parlamentar, a CLDF Saúde realizou os contatos para que os testes sejam feitos. A medida de testagem pode ser alongada para todos os funcionários da CLDF.
Uma hora sem máscara
Em monitoramento do Correio, após o deputado Jorge Vianna (Podemos) ter comunicado que testou positivo para a covid-19, o parlamentar ficou cerca de uma hora e três minutos discursando na Casa sem o uso de máscara. Além do próprio parlamentar, outros quatro deputados discursaram sem o item de segurança no evento de reabertura dos trabalhos da Casa, que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), que também preferiu discursar sem o uso de máscara. Nos bastidores, o parlamentar infectado cumprimentou outros membros da Casa.