Celebração

Festa das Águas começa com música e artesanato no DF

Em homenagem a Iemanjá, brasilienses se reúnem na Praça dos Orixás. Evento segue até as 21h desta quarta-feira (2/2)

Às 10h já era possível ouvir o som da celebração. A Festa das Águas, em homenagem a Iemanjá, começou com música no Distrito Federal. O evento, na Praça dos Orixás, segue até as 21h desta quarta-feira (2/2).  Os brasilienses devotos da divindade participam de atrações musicais e podem conferir as bancas de artesanato afro instaladas no local. 

Ao som de tambores, as pessoas se aproximam do Lago Paranoá a fim de prestarem homenagens a Iemanjá. A animação e emoção entre os presentes é visível. O professor Ielisson Lins, 30 anos, e a brigadista Ana Cláudia Castro, 50, foram juntos deixar flores para a divindade. “O dia de Iemanjá é um evento extremamente importante, principalmente por ser o orixá de maior representatividade dentro da nossa cultura”, diz Ielisson. 

Ana foi ao local buscar conforto na mãe das águas. “Nós candomblecistas temos Iemanjá como a mãe de todos. Ela dá o colo. Então tem que ser homenageada sim. Muito importante esse dia, essa mobilização é importante”, relata Ana. 

Marcelo Fereira/CB/DA Pres - Festa das Águas em Brasília
Marcelo Fereira/CB/DA Pres - Festa das Águas em Brasília
Marcelo Fereira/CB/DA Pres - Festa das Águas em Brasília
Marcelo Fereira/CB/DA Pres - Festa das Águas em Brasília

Dia de Iemanjá 

Neste dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá e devotos em todo o país homenageiam a ‘Rainha dos mares’. Em Brasília não seria diferente e, na falta do mar, a divindade é celebrada na praça dos Orixás em frente ao Lago Paranoá. 

Na cultura de matriz africana, Iemanjá é um orixá do candomblé e da umbanda. Ela é representada por uma mulher de vestido azul e longos cabelos pretos. A Festa das Águas que ocorre nesta quarta-feira (2/2) tem a intenção de homenagear a divindade com uma programação repleta de atividades.

Confira a programação da Festa das Águas de 2022
Quarta-feira (2/2), a partir das 10h, na Praça dos Orixás

10h - Abertura da Feira de Artesanato e da Praça de Alimentação
12h - Samba com Acarajé
13h - Samba para Iemanjá com Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas
14h30 - A Roda - encontro de pandeiristas amadores
15h30 - Apresentação do grupo Encantaria das Mata
16h30 - Roda de Percussão com Folha Seca
17h20 - Batucada para as Águas com Mestra Martinha do Coco e Mestre Tico Magalhães (traga seu tambor e venha com roupa branca)
18h - Cortejo para Iemanjá com Coletivo das Yás
19h - Bando Matilha Capoeira
20h - Nãnan Matos - Show Sambadeira