Festa das Águas /

Homenagem a Iemanjá

Evento que celebra a divindade considerada mãe das águas na cultura de matriz africana ocupa a Praça dos Orixás, hoje, a partir das 10h e até as 21h

Dois de fevereiro, um dia de festa para Iemanjá. A mãe das águas, na cultura de matriz africana, se prepara para receber de braços abertos os pedidos, presentes e homenagens que serão entregues em celebração na Praça dos Orixás. O evento ocorre hoje, a partir das 10h, com programação diversa que conta com feira de artesanato afro, atrações musicais, além do cortejo e do momento para as oferendas em agradecimento à orixá.

Para participar da Festa das Águas é necessário seguir os protocolos sanitários de prevenção a covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. "Optamos por atrações no formato de cortejo, em espaço aberto, justamente para não aglomerar", ressalta Stéffanie Oliveira, presidente do Instituto Rosa dos Ventos que está à frente da organização do evento.

Quanto às oferendas, Stéfanie pede o uso de elementos naturais e biodegradáveis, como flores, alimentos e folhas. "A natureza é sagrada, assim como os orixás são natureza representando cada elemento. Então, pedimos que os presentes sejam feitos com cuidado e respeito a nossas águas e ao Lago Paranoá", destaca a presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

Durante o festejo, haverá momentos especiais voltados à orixá. O primeiro é o samba para Iemanjá com os sambistas de Brasília Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas. Confira a programação.

 

Webert da Cruz - Festa das Águas homenageia Iemanjá, a mãe das águas pela cultura de matriz africana
Webert da Cruz - Festa das Águas homenageia Iemanjá, a mãe das águas pela cultura de matriz africana

Confira a programação

Hoje, a partir das 10h, na Praça dos Orixás

10h - Abertura da Feira de Artesanato e da Praça de Alimentação
12h - Samba com Acarajé
13h - Samba para Iemanjá com Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas
14h30 - A Roda - encontro de pandeiristas amadores
15h30 - Apresentação do grupo Encantaria das Mata
16h30 - Roda de Percussão com Folha Seca
17h20 - Batucada para as Águas com Mestra Martinha do Coco e Mestre Tico Magalhães (traga seu tambor e venha com roupa branca)
18h - Cortejo para Iemanjá com Coletivo das Yás
19h - Bando Matilha Capoeira
20h - Nãnan Matos - Show Sambadeira