Dois de fevereiro, um dia de festa para Iemanjá. A mãe das águas, na cultura de matriz africana, se prepara para receber de braços abertos os pedidos, presentes e homenagens que serão entregues em celebração na Praça dos Orixás. O evento ocorre hoje, a partir das 10h, com programação diversa que conta com feira de artesanato afro, atrações musicais, além do cortejo e do momento para as oferendas em agradecimento à orixá.
Para participar da Festa das Águas é necessário seguir os protocolos sanitários de prevenção a covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. "Optamos por atrações no formato de cortejo, em espaço aberto, justamente para não aglomerar", ressalta Stéffanie Oliveira, presidente do Instituto Rosa dos Ventos que está à frente da organização do evento.
Quanto às oferendas, Stéfanie pede o uso de elementos naturais e biodegradáveis, como flores, alimentos e folhas. "A natureza é sagrada, assim como os orixás são natureza representando cada elemento. Então, pedimos que os presentes sejam feitos com cuidado e respeito a nossas águas e ao Lago Paranoá", destaca a presidente do Instituto Rosa dos Ventos.
Durante o festejo, haverá momentos especiais voltados à orixá. O primeiro é o samba para Iemanjá com os sambistas de Brasília Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas. Confira a programação.