O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, testou positivo para o novo coronavírus no domingo (30/1). A informação foi confirmada por meio da assessoria de imprensa da pasta de tecnologia nesta segunda-feira (31/1) e também pelo próprio secretário, nas redes sociais. “Estou bem graças a Deus e vacinado, mas peço que orem por mim”, pediu, aos seguidores.
É a primeira vez que o titular da pasta testa positivo para covid-19. Com o ciclo vacinal completo, o secretário esteve ao lado do governador Ibaneis Rocha (MDB) na última sexta-feira (28/1) no lançamento do projeto “Caminhão da Tecnologia”, além de estar presente durante evento de que marcou o anúncio do início das obras da construção da Praça do Metrô, em Ceilândia. Nas redes sociais, o secretário pontuou que está em isolamento em casa com acompanhamento médico. A esposa e a filha de Máximo testaram negativo para o novo coronavírus.
Problema de saúde anterior
Em setembro de 2020, o secretário da pasta precisou ser internado e submetido a uma cirurgia. Segundo a pasta, à época, ele precisou realizar um cateterismo após passar mal durante o expediente, no Palácio do Buriti.
Máximo precisou colocar um stent, que é um equipamento onde busca restaurar o fluxo sanguíneo e, com isso, permitindo que o coração volte a receber oxigênio.