Durante a sessão solene de abertura do ano legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) falou sobre a relação entre os poderes e expectativas para 2022. Em certo momento do discurso, o chefe do Executivo local afirmou que o Brasil vive "uma dificuldade" por causa do radicalismo.
"Vamos trabalhar com um olhar para o futuro. Independentemente das divergências de pensamentos e partidárias, tenho um agradecimento enorme pela Câmara Legislativa do DF", disse Ibaneis, na tarde desta terça-feira (1/2). Além disso, ele fez um apelo. "Que as eleições não contaminem o debate e sirvam para o aperfeiçoamento da democracia. Estamos vivendo, mais uma vez, uma dificuldade muito grande por causa do radicalismo", completou.
Durante o discurso, Ibaneis destacou que o DF enfrenta a terceira onda da pandemia de covid-19, mas ressaltou que está confiante na rápida recuperação da normalidade. "Nós não esperávamos que fossemos viver mais isso. Graças a Deus, essa cepa tem se mostrado menos letal." O emedebista disse que o crescimento econômico será capaz de gerar os empregos que a capital federal "precisa". Ele relembrou a aprovação de dois Refis e a isenção de diversos impostos — medidas que começam a valer este ano.