Calor

Chuva de verão: Veja a previsão do tempo para esta terça-feira

Temperatura mínima registrada no Distrito Federal foi de 14ºC e a máxima deve chegar a 30ºC. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 45%

Apesar da abertura para sol com muitas nuvens, o brasiliense deve se preparar para mais chuvas nesta terça-feira (1/2). O dia permanece nublado a encoberto, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas. Contudo, não há previsão de frente fria ou de calor para a região. De acordo com o meteorologista Mamedes Luis, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência é que fevereiro se mantenha com chuvas na média ou ligeiramente acima da média.

Ainda que pareça fora do comum, o fenômeno não é anormal. “Não é uma situação atípica. Chuvas de verão têm essa característica de serem fortes e de curta duração”, explica Mamedes Luis. Outros aspectos climáticos do período também se mantêm normais. A temperatura mínima registrada no Distrito Federal foi de 14ºC e a máxima deve chegar a 30ºC. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 45%. Pela tarde e de noite, há previsão de clima nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.

 

Alerta de chuvas intensas


O INMET emitiu, na última segunda-feira (31/2), alerta de chuvas intensas para o Distrito Federal. De acordo com o aviso, as chuvas ficariam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos variando entre 60 a 100 km/h. O alerta também atentava sobre risco de cortes de energia, quedas de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso do instituto se mantém até as 11h desta terça-feira (1/2), quando o INMET deve dar novas informações sobre as chuvas no Distrito Federal e regiões próximas.

 

Cuidados


Em caso de chuvas intensas, o INMET recomenda que alguns cuidados sejam tomados pelos cidadãos. Um deles é não se abrigar embaixo de árvores durante rajadas de vento. Também não é aconselhável estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o órgão também recomenda que, quando possível, aparelhos elétricos sejam desligados. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil (199) e no Corpo de Bombeiros (193).