A sexta-feira pré carnaval chegou trazendo sol e muito calor para o Distrito Federal. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, a temperatura pode alcançar 31ºC na capital federal e, no decorrer do dia, aumenta a nebulosidade, com chance de pancadas de chuvas rápidas e isoladas.
A temperatura mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 16ºC. Segundo o meteorologista Olívio Bahia, nos últimos dias, as mínimas estão ligeiramente mais baixas. “A abertura de sol que aparece durante a manhã, faz a temperatura cair durante o dia, porque há perda radioativa. Ou seja, a energia que a cidade recebe durante o dia, se perde durante a noite. Por isso temos visto noites mais frias”, pontua.
De acordo com Olívio, nos últimos dias, estávamos vendo mínimas de 18ºC e 19ºC. “Agora, os termômetros já registraram 16ºC e 15ºC. Como os últimos dias amanhecem mais nublados, a temperatura cai. Não há nuvens durante o início do dia, e isso ajuda nesse processo”, pontua. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 95%.
Chegada do feriadão
A previsão se mantém para o fim de semana pré-carnaval: com máxima também de 31ºC, serão dias de sol e forte calor na capital. A previsão de chuva se mantém, mas serão típicas de verão, segundo Olívio. “Chance de pancadas de chuvas, mas bem isoladas, durante a tarde. Não descartamos a possibilidade de chuva forte”, pontua.
Até as 18h desta quinta-feira (24/2), houve registro de chuva em diversos pontos da cidade. De acordo com Olívio, o mês de fevereiro já ultrapassou a média esperada, de 183mm. A região do Gama tem o maior valor acumulado: até a manhã desta quinta-feira (24/2) já choveu 316,2mm. Águas Emendadas e Paranoá são as regiões que ainda se mantêm abaixo do valor esperado: 107,4mm e 155,8mm, respectivamente. “O nosso período de chuva vai até abril, passa um pouco o verão que termina entre 21 e 22 de março. A partir de maio começamos a contar o período seco”, ressalta o meteorologista.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.