Os tradicionais blocos de foliões precisaram sair de cena mais uma vez, já que o carnaval na capital federal foi cancelado por mais um ano. Apesar da saudade do clima de festa, os brasilienses devem aproveitar os dias de descanso para conhecer melhor a cidade. Seja para curtir passeios ao ar livre em família, admirar exposições de artistas renomados nos museus do Distrito Federal ou, até mesmo, aproveitar o tempo com os amigos nos famosos parques da cidade, os moradores e turistas que estão no DF terão várias opções de atividades de lazer.
Acostumada com as festas do Rio de Janeiro, a estudante universitária Monique Del Rosso, 20 anos, conta que se mudou para Brasília em 2020 e, desde então, não teve a oportunidade de fazer turismo na capital. O feriado será a oportunidade de a estudante sair e conhecer novos ambientes do DF. "Desde que me mudei não consegui conhecer nada muito bem. Fiquei bem isolada e ainda não me sinto muito segura. Por isso, vou passar em um lugar mais calmo", diz. Monique conta que pretende sair para conhecer o Parque Olhos D'Água, na Asa Norte. "Um amigo está querendo me apresentar. Ele vai muito e gosta do ambiente", diz.
Apesar da saudade da farra entre amigos, Monique diz que está empolgada com a festa neste ano. "Por mais que não seja o que eu queria, eu estou bem animada. Até para conhecer um pouco mais de Brasília, já que não conheço muito", diz. Até hoje, a estudante diz que teve a oportunidade de conhecer apenas a Torre de TV, o Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB) e também o Parque da Cidade. "Eu não consegui ver tudo o que queria, talvez surja a oportunidade nestes próximos dias. Quero muito conhecer o Museu da Arte Moderna, o Museu dos Povos Indígenas, a Igrejinha. Eu gosto muito de visitar museus, desde pequena, e aqui em Brasília é tudo muito diferente, apaixonante", destaca.
Monumentos
De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a previsão é que o feriado impulsione o crescimento do DF como polo turístico. "A opção por Brasília está baseada na busca por lugares abertos, amplos e seguros em relação a covid-19", explica. Por isso, os moradores devem encontrar alguns monumentos mais abertos, com mais movimento, como é o caso dos parques da cidade ou, até mesmo, dos museus mais espaçosos. Dentre os lugares mais visitados, estão a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional, formando o conjunto da Esplanada dos Ministérios. Ainda no Eixo Monumental, a Torre de TV é outro dos pontos mais visitados e o Lago Paranoá.
Segundo Vanessa, o feriado é importante para além do turismo. "Mais visitantes trazem mais recursos e a economia criativa passa a contribuir com força no PIB regional. Um turista gasta, em média, R$ 400 por dia e o resultado disso é que o turismo, hoje, representa 2,5% do PIB do DF", reitera. Por isso, a chefe da pasta defende que os atrativos devem ser conferidos de perto. "Não teremos carnaval, mas a cidade continua aí para ser apreciada por todos. Nós temos muitos atrativos e rotas ao ar livre e a céu aberto, portanto, seguras para o visitante e a população. Turismo é segurança e Brasília é uma cidade segura", pontua.
A secretária reitera que o feriado é uma boa oportunidade para o brasiliense revisitar os pontos turísticos. "Tudo que encanta o visitante, encanta o brasiliense. Essa é nossa cidade, a capital de todos os brasileiros. Primeiro, temos de torná-la agradável para nossa população e se ela é agradável para a população será também para o visitante", reforça. Vanessa explica que a pasta mapeou 11 regiões administrativas, por meio do programa Turismo em Ação. Com eles, moradores podem acessar mini guias que apresentam os maiores atrativos destas regiões. "Eles podem visitar as demais cidades e conhecer uma imensidão inacreditável de excelentes passeios turísticos, que vão desde as cachoeiras até os templos religiosos", diz.
Tradição
Lugares como o Zoológico, Jardim Botânico e CCBB também costumam ser lembrados pelos residentes da capital. A nutricionista Mariel Silva, 32, moradora do Cruzeiro Velho, conta que costuma aproveitar os dias de descanso para ficar em família, em locais abertos, como o Parque Ana Lídia ou o próprio CCBB. De acordo com a nutricionista, já virou tradição da família recorrer a locais abertos. "Brasília oferece vários espaços muito bons para se divertir, todas as idades aproveitam. Eu, pessoalmente, gosto bastante de passar o carnaval aqui", ressalta.
Seja para criança seja para idoso, Mariel defende que Brasília é um ótimo lugar para passar com a família. Mãe de três filhos, um de 9, um de 5 e um de 4, ela conta que planeja ir ao CCBB curtir a programação com as crianças. De acordo com ela, eles sempre ficam animados para passar o feriado fora de casa e, esse ano, não é diferente. "Meus filhos adoram o CCBB, sempre brincam muito e se divertem com as programações e o espaço amplo de lá. Vai ser um carnaval bom para eles", acredita.
* Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.