As 396 linhas de ônibus que atendem o entorno do Distrito Federal terão o valor da tarifa mantido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). De acordo com a pasta gestora do sistema, a alteração nos valores está em estudo, mas só poderá ser definida depois da instalação da bilhetagem eletrônica.
Os novos equipamentos vão armazenar os dados dos veículos, a regularidade das viagens e a quantidade de passageiros transportados. O objetivo ultrapassa a simples programação operacional. Segundo o secretário da Semob, Valter Casimiro, este estudo viabilizará a implementação o planejamento estratégico do transporte público no DF, e aprimorar as políticas de mobilidade urbana.
De acordo com a Portaria nº 8/2022, publicada em 10 de fevereiro, as empresas têm 150 dias para instalar os equipamentos de bilhetagem, inaugurando uma nova fase na fiscalização do serviço prestado pelas operadoras.
A pasta também destaca que a bilhetagem automática reduzirá a circulação de dinheiro nos ônibus e aumentará a segurança nas viagens, reduzindo as ocorrências de roubos nos veículos.
ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou reajuste tarifário de até 25% no transporte rodoviário interestadual e internacional, vigente a partir de 27 de fevereiro. No entanto, as secretarias de transportes das unidades da Federação têm autonomia para decidir adotar o reajuste proposto ou não. Cabe ao Governo do Distrito Federal (GDF) definir a política tarifária do serviço. Sendo assim, a decisão da Semob de manter os preços, tem respaldo legal.
A secretaria do governo distrital ainda garante um prazo de 137 dias para a instalação do sistema de bilhetagem automática do Distrito Federal, partindo dos 150 dias de prazo estabelecidos no dia 10 deste mês.
Saiba Mais
- Cidades DF ‘Dama de vermelho’: PCDF pede ao Exército fiscalização de clube de tiro
- Cidades DF Bares e shows permitidos no carnaval do DF; médica alerta para alta de covid
- Cidades DF Cinco são presos por venda de perfumes falsificados na Feira dos Importados
- Cidades DF Operação intercepta 200kg de cocaína e pasta base estimados em 25 milhões
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.