A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a prorrogação do prazo para as empresas de ônibus trocarem os veículos em até 180 dias. Antes, a data de troca vencia em 28 de fevereiro. A votação foi realizada em sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (22/2) e foi aprovada com 18 votos favoráveis.
A proposta estabelece que o poder Executivo deve enviar à Câmara Legislativa, no prazo de 60 dias contados da publicação do Decreto Legislativo, os comprovantes de que as empresas cumpriram os contratos necessários para a renovação da frota. A medida foi necessária pois, segundo o distrital Chico Vigilante (PT), caso o prazo não fosse estendido, 1.106 ônibus, do total de 2,8 mil, teriam que sair de circulação.
Após a decisão, os deputados ressaltaram que uma nova prorrogação não deve ocorrer. “Findo o prazo, ou renova a frota ou pede para sair e saia do DF. É nossa responsabilidade fiscalizar o respeito ao prazo”, defendeu o deputado prof. Reginaldo Veras (PDT).
Em comissão geral da última quinta-feira (17/2), a CLDF levantou que algumas empresas conseguiram renovar os veículos dentro do prazo, como a Piracicabana, Pioneira e TCB. No entanto, outras relataram que, devido à pandemia, os fabricantes de veículos reduziram a produção e por isso não conseguiram cumprir o contrato. A Marechal, por exemplo, precisa adquirir 356 dos seus 464 veículos. A Urbi tem 314 veículos para trocar e a São José precisa de 448 novos ônibus, além dos 100 que já renovou.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.