Saúde

Taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública do DF chega a 95%

Dados da Secretaria de Saúde revelados na manhã desta terça (22/2) registram apenas um leito de Unidade de Terapia Intensiva vago na capital

Paulo Martins*
postado em 22/02/2022 14:45 / atualizado em 22/02/2022 14:45
Taxa de ocupação levou a uma fila de espera de leito com mais de 100 pessoas -  (crédito: Grupo Santa/ Divulgacao)
Taxa de ocupação levou a uma fila de espera de leito com mais de 100 pessoas - (crédito: Grupo Santa/ Divulgacao)

Segundo os números indicados pelo portal InfoSaúde-DF, da Secretaria de Saúde (SES-DF), os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública hospitalar do Distrito Federal está com lotação total de 95,37%, em dados atualizados no final da manhã desta terça-feira (22/2). Segundo o site, apenas um leito de UTI público está livre: no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Ao todo, nos 11 hospitais que dispõem de leitos de UTI no Distrito Federal, apenas sete leitos estão vagos, com os demais seis disponíveis na rede particular, em hospitais do Lago Sul, com apenas uma unidade fora do índice de emergência de leitos em todo o DF. O índice mede a taxa de ocupação de leitos. Quando ela está acima de 90%, é acionado o alerta vermelho para os gestores. A lotação em leitos de UTI pediátricos segue em 100%.

A urgência faz com que 104 pacientes estejam aguardando por novos leitos no Distrito Federal. O Governador Ibaneis Rocha fez repetidos discursos durante a semana passada, relatando a espera de uma autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para abertura de mais leitos. 

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação