Covid-19

Lotação de UTI pediátrica atinge 100% na rede pública e privada do DF

Segundo dados da Sala de Situação do InfoSaúde, a fila de espera tem 10 pessoas com confirmação ou suspeita de covid-19

Correio Braziliense
postado em 19/02/2022 11:03
 (crédito: Arquivo)
(crédito: Arquivo)

Os últimos dados da Secretaria de Saúde revelam que 100% dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) para crianças estão ocupados. O cenário também é preocupante na ocupação de leitos adultos, com 91,67% de ocupação. Em relação à UTI neonatal, a Sala de Situação do InfoSaúde aponta para um percentual de 62,50% de ocupação. Os dados foram atualizados na manhã deste sábado (19/2).

Em números absolutos, são 125 leitos ocupados, 13 leitos vagos, 25 aguardando liberação e 23 bloqueados. Na fila de espera, 10 pessoas com confirmação ou suspeita de covid-19 aguardam um leito de UTI.

Na rede privada de saúde, os leitos pediátricos também alcançaram 100% de ocupação, enquanto os leitos adultos estão com 81,51% de ocupação. O total de leitos ocupados é de 122, com 27 leitos vagos e nenhum leito bloqueado.

Na última semana, em coletiva de imprensa na Central de Abastecimento do DF (Ceasa), o governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que a Secretaria de Saúde e o governo estão fazendo o possível para mudar essa realidade. “O secretário (Manoel Pafiadache) está fazendo o que está ao alcance”, garantiu o chefe do Buriti. O governador também destacou que a dificuldade em conseguir novos leitos é vivenciada tanto pela gestão da saúde pública, como pela saúde privada. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação