Vacinação /

Nova dose para crianças de 6 anos

Segundo a secretaria de Saúde, esta faixa etária ainda será vacinada uma terceira vez . O índice de contaminação no DF caiu para 0.98, indicando controle da pandemia. Mas, a taxa de ocupação de UTIs pediátricas é de 100%

Rafaela Martins Ana Luisa Araújo Paulo Martins*
postado em 19/02/2022 00:01
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

As crianças de 6 anos, que foram vacinadas há pelo menos 28 dias, receberão a segunda dose da coronavac a partir de hoje. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa, concedida pelo Secretário de Saúde do DF Manoel Luiz Pafiadache, na tarde de ontem.

"Levem seus filhos para tomar a segunda dose, precisamos muito do apoio da população e da adesão dos pais, para levar as crianças para vacinar", pediu o general. Na ocasião, o responsável pela pasta também informou que as cirurgias eletivas que aguardavam liberação, serão retomadas pelos hospitais da rede pública nas próximas semanas. Atualmente, há 20 mil cirurgias na fila.

O discurso de Pafiadache entra em consenso com o recorte positivo divulgado pelo Boletim Epidemiológico da secretaria, que indicou que a taxa de transmissão do novo coronavírus diminuiu, após permanecer 33 dias acima de 1, chegando a 0,98. O número demonstra que 100 pessoas podem infectar outras 98. Quando a taxa ultrapassa o valor de 1, isso confirma que a pandemia está fora de controle.

Segundo o boletim, o Distrito Federal registrou 2.343 novos casos positivos para covid-19, ontem. Assim, o total de infectados chegou a 671.405. Desde o início da pandemia, a SES contabiliza que mais de 597 mil são moradores do DF, 35 mil de Goiás, 8 mil de outros estados e 29 mil estão em investigação.

Média Móvel

A secretaria contabilizou mais 16 mortes em decorrência da covid-19. Oito vítimas eram do sexo feminino, e oito do sexo masculino. Segundo informações da pasta, todos possuíam 50 anos ou mais.

Ao todo, 11.343 mil vítimas morreram na capital do país desde o início da pandemia. Destas, cerca de 10 mil eram moradores do DF e 980 residiam em outro estado, sendo 842 do Goiás e 138 de outras localidades.

A média móvel de infecções está em 2.999, o que representa uma queda de 58% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos está em 12,6 — isso representa um aumento de 18% na comparação com o cálculo de 14 dias atrás.

Leitos de UTI

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a rede pública disponibiliza 121 leitos de UTI para o enfrentamento à pandemia, sendo que 103 estão ocupados, sete vagos, cinco em liberação e seis bloqueados. A taxa de ocupação de leitos adultos está em 95,35% e os pediátricos em 100%. Na rede particular, o número total de leitos é de 149, sendo que 123 estão ocupados e 26 vagos. A taxa de ocupação de leitos adultos está em 82,15% e os pediátricos em 100%.

O governador Ibaneis Rocha repetiu o pedido de paciência para a abertura de novos leitos de UTI, cujo contrato está sob análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF): "Estamos aguardando: o general (Manoel Pafiadache) está fazendo um trabalho junto ao Tribunal de Contas, explicando a questão da licitação. A gente espera que, após essa explicação, a licitação ocorra, para que a gente tenha a liberação para a contratação dos leitos, que são necessários neste momento", afirmou.

Ibaneis também comemorou a redução na taxa de transmissão do coronavírus, mas lembrou que ainda é muito alta a ocupação de leitos de UTI na rede pública. "Eu tenho cobrado, diariamente, do general Pafiadache, que ele abra mais leitos: seja na iniciativa privada, seja com licitações, para que a gente atenda a comunidade do Distrito Federal neste momento que ainda é muito difícil", declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação