Meio ambiente

Onça parda que atacou e matou animais pode estar com filhote

A presença de pegadas indica possibilidade do animal estar com um filhote. Batalhão Ambiental tanta capturá-los

Renata Nagashima
postado em 18/02/2022 17:47 / atualizado em 18/02/2022 17:47
Testemunhas afirmam que a onça tem aparecido desde novembro -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Testemunhas afirmam que a onça tem aparecido desde novembro - (crédito: Material cedido ao Correio)

As buscas pela onça-parda que atacou e matou animais no Altiplano Leste continuam nesta sexta-feira (18/2). Militares do Batalhão Ambiental (BPMA), que fazem o monitoramento na região para identificar e capturar o felino, veem indícios de que ele esteja acompanhado de um filhote, devido às pegadas de tamanhos diferentes encontradas na mata.

Biólogos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estão auxiliando os militares na tentativa de localização da onça, a pedido do batalhão. Armadilhas fotográficas, com câmeras de monitoramento e sensores foram instaladas para a localizações dos animais.

O Ibram confirmou que o felino se trata de uma onça-parda, também conhecida como suçuarana. Na fase adulta, a espécie pode alcançar até um metro e 20 de comprimento e pesar mais de 70 kg. Animal é muito ágil, conseguindo subir com facilidade em árvores.

Recomendações

O Ibram recomenda que moradores de áreas próximas a mata não tentem caçar os animais nativos. Além disso, é aconselhável o uso de cercas para evitar que animais domésticos entrem na área silvestre. Também é importa desfazer-se corretamente dos corpos de animais mortos para que não atraiam felinos e outros predadores. A recomendação é evitar se aproximar, ao avistar um animal desse tipo.

Ataque

Na madrugada do último domingo (13/2), duas éguas foram atacadas, supostamente pela onça, em um haras da região. O dono da propriedade, Marco Antônio Sampaio Filho contou ao Correio que os ataques começaram em 6 de fevereiro.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste, Randolfo Martins de Oliveira, a onça vem aparecendo desde novembro do ano passado. “Em novembro e dezembro foi detectada a presença de felinos da região. Em janeiro, houve uma filmagem deste animal e a gente constatou que era uma onça”, contou.

Na chácara de outro morador, o bicho matou seis ovelhas e uma delas foi encontrada há 200 metros do local onde as outras estavam, já dentro da mata próximo a propriedade.

Um vídeo gravado por moradores mostra um animal de grande porte andando pela região, próximo a uma chácara. As imagens foram gravadas em janeiro, mas só foram divulgadas na última quinta-feira (17/2). Confira:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação