RESGATE

Capivara surge ferida no Guará e moradora chama PM e CBMDF, que não aparecem

Machucada em uma das patas, bicho fugiu do local. Bombeiros informaram que resgate de animais é papel da PM, que afirmou estar a caminho, depois de contato do Correio

Correio Braziliense
postado em 12/02/2022 15:46
Mafalda, como foi carinhosamente apelidada pelos moradores, apareceu no local por volta das 7h30 -  (crédito: Arquivo pessoal)
Mafalda, como foi carinhosamente apelidada pelos moradores, apareceu no local por volta das 7h30 - (crédito: Arquivo pessoal)

Uma capivara machucada em uma das patas traseiras apareceu entre as casas da QE 19 do Guará 2 na manhã deste sábado (12/2). Segundo relatos relatados ao Correio, vizinhos chamaram o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

As corporações não compareceram ao local e a capivara fugiu após passar cerca de 4h30 nas redondezas. Uma das moradoras do conjunto, Fabrícia Gouveia, 52 anos, informou à reportagem que o animal escapou após grupo de curiosos se aproximar. "Chamamos polícia e bombeiros, mas não veio ninguém. Até que virou atração, começou a encher de gente, e a bichinha fugiu pela rua", descreveu a revisora.

Mafalda, como foi carinhosamente apelidada pelos moradores, apareceu no local por volta das 7h30. "Ela sumiu quando era meio-dia. Tem o parque Ezequias Hering aqui pertinho. E o zoológico. Ela pode ter vindo de qualquer um desses lugares", imagina Fabrícia. "Ela saiu da quadra e foi descendo em direção ao parque ecológico. Uns meninos começaram a gritar com ela", descreve a mulher.

De acordo com a moradora, um dos vizinhos chegou a ir ao Batalhão de Polícia Militar da cidade, próximo à quadra. "Fizemos um mutirão e cada um ligou pra um lugar. Meu vizinho chegou a ir ao batalhão de polícia aqui perto. Eles disseram que estavam só com uma viatura. Mas o primeiro lugar pra onde ligamos foi para a polícia ambiental. Disseram que estavam vindo. E nada", relata Fabrícia, acrescentando que o grupo também entrou em contato com os bombeiros. "Recebemos a orientação de ligar para a polícia ambiental", completa.

Resgate

O Correio entrou em contato com a PMDF e o CBMDF. Os bombeiros informaram que o Centro de Operações da corporação registrou uma chamada para a ocorrência por volta de 12h. "O atendente orientou ligação para o 190 da Polícia Militar. Portanto, não foi feito o chamado de emergência no período da manhã de hoje", afirmaram, destacando que esse tipo de serviço é operado pelo Batalhão Ambiental da PM.

Assegurando que os vizinhos entraram em contato com o CBMDF desde cedo, Fabrícia acredita que, por conta do volume de ligações, a central registrou apenas as últimas chamadas. "Juntou muita gente aqui. E todo mundo queria ajudar. Não deu tempo de ajudar a Mafalda. Espero que ela tenha conseguido chegar ao parque em segurança", torce.

Segundo a PMDF, a equipe estava com sobrecarga de trabalho. "Como é notório, são dezenas de resgates de animais silvestres realizados pela PMDF em todo o DF, todos os dias. As equipes do BPMA já estão em deslocamento para atender a ocorrência no Guará. Os policiais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) entregando os animais que foram resgatados durante toda a manhã", informou por volta das 14h20 deste sábado (12/2), após ser questionada pelo Correio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Com machucado em uma das patas, bicho fugiu do local
    Com machucado em uma das patas, bicho fugiu do local Foto: Arquivo pessoal
  • Capivara surge ferida no Guará e moradora chama PM e CBMDF, que não aparecem
Machucada em uma das patas, bicho fugiu do local. Bombeiros informaram que resgate de animais é papel da PM, que afirmou estar a caminho, depois de contato do Correio
    Capivara surge ferida no Guará e moradora chama PM e CBMDF, que não aparecem Machucada em uma das patas, bicho fugiu do local. Bombeiros informaram que resgate de animais é papel da PM, que afirmou estar a caminho, depois de contato do Correio Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação