
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai revisar a apresentação de dados nos boletins epidemiológicos sobre a covid-19 que levaram a interpretações equivocadas a respeito do cenário pandêmico no DF. A informação foi confirmada pela pasta após o Correio questionar o método de divulgação do número de vacinados entre as mortes notificadas diariamente.
Os documentos em questão trazem o número de mortes por covid-19 entre vacinados e não vacinados de 1º de fevereiro a essa quarta-feira (9/2). No entanto, especialistas alertam que esse tipo de divulgação promove desinformação e leitura equivocada da real situação enfrentada pelos pacientes infectados. No fim de janeiro, 90% dos internados com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) do DF não estavam vacinados.
A secretaria passou a publicar o status de imunização entre os óbitos em 1º de fevereiro. De lá para cá, são apenas sete boletins epidemiológicos, considerando que a secretaria tem publicado as informações apenas em dias úteis. Os números, porém, não podem ser analisados isoladamente nem desconsiderar o contexto da pandemia na capital federal. “São diversas partes de um problema que não podem ser analisadas de maneira isolada, sem considerar o cenário relativo ao fenômeno que está acontecendo”, argumenta Wildo Navegantes, professor de epidemiologia da Universidade de Brasília (UnB).
UTIs lotadas
A situação dos hospitais do Distrito Federal que atendem pacientes com covid-19 segue crítica. A ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) para adultos com a doença chegou a 98% ontem e encerrou o dia em 96,7%, na rede pública do DF. Na particular, o cenário também é preocupante: a taxa alcançou 79,8% para adultos. Os leitos pediátricos e neonatais estavam 100% tomados na rede privada e com ocupação de 64,3% nas unidades públicas.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) conta com 117 leitos para adultos e crianças com a covid-19. Desses, oito estão disponíveis, nove aguardam liberação e quatro estão bloqueados. Na rede particular da capital federal, há, no total, 147 vagas para o tratamento da covid-19em UTIs, das quais 29 estão livres. Não há nenhum leito bloqueado nos hospitais particulares do DF. Os números são do painel InfoSaúde, da SES-DF.
Segundo a pasta, 90% dos internados não tomaram as vacinas contra a covid-19 ou receberam apenas uma dose. Nos hospitais públicos, há nove pacientes de 0 a 12 anos; um de 18 anos; cinco pessoas entre 21 e 27 anos; três de 31 a 40 anos; 10 de 42 a 49 anos; e 12 entre 51 e 59 anos, além de 52 idosos com 60 anos ou mais. A rede particular não divulga as idades dos internados por covid-19.
Boletim
Em meio aos números alarmantes de internações, os casos e as mortes em decorrência da doença seguem em patamares elevados. Apesar de o DF estar registrando número de óbitos inferior ao observado antes da vacinação, a média móveis de mortes é de 11,4. A media de casos ficou em 5.633,8.. Por ter tido variação inferior a 15%, o dado é considerado estável.
No total, o Distrito Federal tem 653,2 mil infecções. Dessas, 3.650 foram notificadas ontem. Desde o início da pandemia, a capital federal acumula 11.265 mortes em decorrência de complicações da covid-19. Nove foram registradas nas últimas 24h.
A taxa de transmissão da covid-19, que indica a reprodução da pandemia, está em 1,24, o que mostra que cada 100 pessoas com a doença podem transmiti-la, em média, para outras 124. O ideal é que o número permaneça abaixo de 1.
Vacinômetro
79,88%
da população total do DF com a primeira dose
73,67%
da população total do DF com o ciclo vacinal completo
812.671
doses de reforço aplicadas
109.134
crianças de 5 a 11 anos que tomaram a vacina
*População total do DF: 3.052.546
Fonte: Secretaria de Saúde do DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.