Vídeo obtido em primeira mão pelo Correio mostra momentos antes do acidente que matou o jovem Matheus Menezes, 25 anos, no Guará 2 (veja o vídeo abaixo). A vítima foi atropelada na noite de 16 de janeiro pelo gerente de uma empresa de gás Vinícius Couto Farago, 30, indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por homicídio doloso qualificado.
A imagem do circuito interno de segurança mostra o momento em que Matheus atravessa a rua. Do outro lado da pista, passam dois carros aparentemente na velocidade da via. O terceiro carro, segundo as investigações, um Fusca branco, era conduzido por Vinícius. O veículo, no entanto, passa em alta velocidade.
A câmera não pega o momento exato em que o jovem é atropelado, na Avenida Contorno da QE 30. Na delegacia, Vinícius negou que tenha visto Matheus. Disse que o jovem “cambaleava” na pista e “surgiu do nada”.
Indiciamento
A PCDF indiciou o motorista pelo crime de homicídio doloso qualificado, quando assume a intenção de matar, e pode pegar de 12 a 30 anos de prisão. Provas colhidas ao longo da investigação desencadeada pela 4ª Delegacia de Polícia (Guará) comprovaram que Vinícius havia ingerido bebida alcoólica minutos antes de matar a vítima. Os investigadores conseguiram coletar imagens que mostraram o acusado em um bar do Núcleo Bandeirante.
"Ele foi indiciado por homicídio doloso, pelo fato de ter assumido o risco de matar. Ainda com a qualificadora, por impossibilidade de defesa da vítima", afirmou, ao Correio, o delegado à frente das investigações, Guilherme Sousa Melo. Em entrevista concedida à reportagem na época, Vinícius chegou a negar que havia bebido e fugiu do local do acidente com medo de ser linchado.
Um vídeo gravado por uma testemunha mostrou, ainda, Vinícius deixando o local com uma garrafa de cerveja na mão. Para a polícia, isso foi uma estratégia para, caso alguém o abordasse, ele falaria que havia bebido depois do ocorrido.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.