Festa para comemorar União Brasil

Correio Braziliense
postado em 10/02/2022 00:01

O advogado Manoel Arruda (D), provável futuro presidente do União Brasil-DF, promoveu, ontem, uma festa para celebrar a criação do novo partido, um dia depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar a fusão do DEM com o PSL. O vice-governador do DF, Paco Britto (Avante — E), foi um dos convidados para o petit comité. Também estavam lá o ministro da Justiça e Segurança Pública,
Anderson Torres, e a deputada Bia Kicis.

Vida que segue

O conselheiro André Clemente participou, ontem, normalmente da sessão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Está com a relatoria de processos e participando das sessões que ocorrem às quartas-feiras, sempre por videoconferência por causa da pandemia. O presidente do TCDF, Paulo Tadeu, pediu uma cópia dos autos da Operação Tenebris
para conhecer o caso.

Fogo amigo

Entre integrantes do próprio governo, tem gente comemorando o desgaste de André Clemente pela Operação Tenebris, que apura supostas irregularidades no programa Brasília Iluminada. Clemente era um secretário muito poderoso. Disse sim para alguns, mas os nãos marcam mais. Nada a ver com o chefe. Ibaneis está se empenhando pessoalmente na defesa de seu ex-secretário de Economia no STJ e, para isso, pediu a ajuda do advogado Cleber Lopes.

Tudo pode acontecer

Com a construção de federações de partidos, muitas mudanças de filiações vão ocorrer até abril. Candidatos terão de reavaliar os rumos. Já se fala, por exemplo, que o PMN pode ser um caminho para o atual presidente do MDB-DF,
Rafael Prudente.

Voto contra veto de Bolsonaro

O projeto da quimioterapia oral para pacientes de câncer foi um dos raros momentos que a deputada Bia Kicis (PSL-DF — foto acima) se contrapôs a uma posição de Jair Bolsonaro. Bia deu um dos quatro votos da bancada de deputados do DF pela derrubada do veto do presidente à proposta do senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) de obrigar planos de saúde privada a arcar com as despesas de medicação em casa. Seu voto não tem impacto negativo do orçamento público e ajuda a dar uma condição mais digna para quem sofre com a doença. Mas não houve maioria, e o veto foi mantido.

Feito inédito

Aliás, a derrubada do veto de Bolsonaro ao projeto da quimioterapia oral conseguiu um feito que deve ser inédito. As deputadas Bia Kicis e Érika Kokay (PT-DF — foto à esquerda) estavam do
mesmo lado.

Largada para candidatura

Foi dada a largada para a possível candidatura do deputado Leandro Grass ao Palácio do Buriti. O distrital foi recebido pelo PV, depois de deixar a Rede, em evento que contou com a presença da direção nacional do PV, do presidente do PT-DF, Jacy Afonso, do ex-governador Rodrigo Rollemberg e do deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF). Vários políticos gravaram mensagens de apoio, como a senadora Leila Barros (Cidadania-DF); a deputada federal Érika Kokay (PT-DF); os distritais Arlete Sampaio e Chico Vigilante, do PT; Reginaldo Veras (PDT); Fábio Felix (PSol); e presidentes do PSB, Rodrigo Dias; do PCdoB, João Vicente Goulart; do Solidariedade, Glauco Rojas; e do PSol, Marivaldo Pereira. A ficha de filiação, ato formal de ingresso de Grass no PV, ocorrerá em março.

Bolsonaristas aplaudem projeto que garante porte de arma a colecionadora

Bolsonaristas comemoraram a promulgação do projeto, aprovado pela Câmara Legislativa, que libera o porte de armas para colecionadores, atiradores esportivos e caçadores. Nesta semana, os deputados distritais derrubaram o veto do governador Ibaneis Rocha ao projeto de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos). Ibaneis considerou uma questão formal, a de que não cabe aos estados e municípios legislar sobre o tema, de competência federal.

Fica a dica do 03

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP — foto acima), filho 03, postou uma mensagem nas redes sociais parabenizando a Câmara Legislativa. "Aos demais deputados estaduais, fica a dica", registrou.

PT faz aniversário

Para comemorar os 42 anos do PT, completados hoje, petistas instalaram um outdoor na Via Estrutural. A peça publicitária apresenta a imagem do ex-presidente Lula ao lado de jovens, com a inscrição "Um encontro do Brasil com o povo brasileiro". Os petistas estão financiando a campanha por meio de arrecadação coletiva nas redes sociais, sob a organização do secretário de Cultura do PT-DF, Yuri Soares. A intenção é continuar com ações do tipo ao longo de 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação