Covid-19

Cerca de 500 mil pessoas estão com a dose de reforço atrasada no DF

Número é referente às pessoas com idade a partir de 18 anos que ainda não completaram o ciclo vacinal. O intervalo mínimo de quem tomou AstraZeneca, Coronavac e Pfizer é de quatro meses

Correio Braziliense
postado em 07/02/2022 10:27 / atualizado em 07/02/2022 13:09
Dose de reforço é fundamental para barrar o avanço da pandemia -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Dose de reforço é fundamental para barrar o avanço da pandemia - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Durante coletiva de imprensa, na última sexta-feira (4/2), a Secretaria de Saúde (SES-DF) divulgou que cerca de 500 mil pessoas com idade a partir de 18 anos não estão com o ciclo vacinal completo por não terem ido tomar a dose de reforço da vacina contra covid-19.

As pessoas devem buscar pela dose de reforço quatro meses após a segunda dose, seja de AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac. Para grávidas e puérperas, o intervalo é de cinco meses e, para quem tomou Janssen, o intervalo mínimo é de dois meses entre as doses.

De acordo com o secretário-adjunto de assistência à saúde, Fernando Erick Damasceno, a vacina é o recurso mais importante e significativo para que as pessoas estejam protegidas nesse momento de pandemia.

Além do atraso das pessoas para buscar a dose de reforço, há estimativa de que outras 113 mil pessoas acima de 12 anos, aptas para receber a segunda dose, não retornaram aos pontos de vacinação.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias para quem foi vacinado com CoronaVac e de 56 dias para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer.

Segundo a SES-DF, no Distrito Federal foram aplicadas mais de 5,4 milhões de vacinas contra covid-19 e aproximadamente 86% da população recebeu a primeira dose ou a dose única. Os locais de vacina têm sido divulgados diariamente pela pasta.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação