O andamento da concessão do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), por meio de parceria público-privada, entrou em nova etapa. O processo para escolha da empresa que vai gerir, operar e manter o espaço começou há quase um ano, em 9 de fevereiro, mas só quatro das 22 companhias interessadas em participar apresentaram os estudos necessários. Agora, os documentos vão passar por avaliação do Executivo local, antes de entrarem em fase de consulta pública e serem enviados ao Tribunal de Contas (TCDF).
Requisitos básicos
As empresas aptas a disputar a concorrência são: Via Solo Engenharia Ambiental S/A; Meioeste Ambiental; WTEEC Engenharia Ltda; além de Estre e GAE, no Consórcio ASB. Os projetos devem incluir, entre outros itens, estudos para melhorias no sistema de captação e uso de gases do aterro, uma central de recuperação energética e uma área de triagem mecânica para resíduos, com captação automática de itens recicláveis.
Caminho indevido
Um dos problemas que compromete a vida-útil do aterro — com capacidade máxima para 8,1 milhões de toneladas — é justamente a quantidade de itens passíveis de recuperação enviados para lá. Das 2,2 mil toneladas que chegam ao ASB diariamente, ao menos 500 mil (22%) poderiam ser reaproveitadas, contribuindo com o meio-ambiente e, também, com geração de renda para catadores e cooperativas.
Dois novos hotéis em Brasília
Com um projeto de expansão em andamento, a Hotelaria Brasil abrirá, até junho, dois empreendimentos em Brasília que fazem parte da franquia norte-americana Wyndham Hotels & Resorts. Os prédios do Ramada by Wyndham Brasília Alvorada e do TRYP by Wyndham Brasília Nações terão 264 apartamentos cada, no Setor Hoteleiro Sul. A construção das unidades ficou a cargo da JCGontijo, por meio de parceria que contou com mais de R$ 200 milhões em recursos.
De olho nas particularidades
No ramo há quase duas décadas, a Hotelaria Brasil vai cuidar da gestão e da parte comercial das duas unidades, com soluções para investidores, conceituação de produto, bem como assessoria técnica para decoração, montagem e operação. Para a Wyndham Hotels & Resorts, Brasília tem uma "demanda certa", e as duas inaugurações têm caráter estratégico por levarem em conta "particularidades regionais e locais".
Características
Os empreendimentos Ramada têm classificação midscale — categoria entre a econômica e a de luxo —, mais voltados ao público de negócios e lazer. Já as unidades TRYP by Wyndham focam em experiências locais e autênticas, atraentes, em especial, para novas gerações de viajantes.
Demanda alta
Brasília ficou em primeiro lugar entre os destinos mais buscados da região Centro-Oeste por consumidores que compraram passagens de ônibus para este verão. O levantamento, divulgado pela ClickBus, considera as vendas feitas de 1º de dezembro a 10 de janeiro, com embarques de 1º de janeiro a 31 de março. Goiânia e Campo Grande, nessa ordem, dividem
o pódio com a capital do país. Em nível nacional, a empresa viu a procura por tíquetes rodoviários crescer 116% em relação ao verão de 2021. No Centro-Oeste, a alta foi de 78%.
Os números têm base nos dados de 170 companhias, que atendem mais de 4 mil destinos.
Lojas se programam para carnaval
O setor varejista do Distrito Federal divulgou como funcionará o comércio no feriado do fim deste mês. As lojas fecharão apenas na terça-feira de Carnaval (1º de março). Nos demais dias — domingo (27 de fevereiro), segunda (28) e na quarta-feira de Cinzas (1º de março) —, o atendimento ao público será normal. Com a proibição de festas públicas e privadas, a expectativa de empresários do segmento é de que o governo local transfira as comemorações para abril. "A abertura das lojas de rua e de shoppings proporciona a perspectiva de que muitos consumidores que não vão viajar poderão ir às compras. Quanto ao Carnaval, que deve ser transferido para abril, como se espera, tudo dependerá da covid-19", afirma Sebastião Abritta, vice-presidente do Sindivarejista-DF.
Campus Party Brasília adiada
Com previsão para começar no mês que vem, a Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, teve a quarta edição adiada em duas semanas, devido ao aumento dos registros relacionados à covid-19. Agora, as atividades serão de 23 a 27 de março,
no mesmo endereço: o Estádio Nacional Mané Garrincha. Definida pela organização como "a maior experiência imersiva sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo", o encontro é conhecido por reunir estudantes, professores, empresários, empreendedores, desenvolvedores, geeks e entusiastas desse mundo para debater tendências e compartilhar conhecimentos.
Ingressos
Em 2021, a programação ocorreu em formato virtual. Neste ano, para participação presencial, os ingressos do primeiro lote custam R$ 180 (sem camping) e R$ 280 (camping incluso) por pessoa. Pela internet, será possível acompanhar gratuitamente parte das atrações. Os "campuseiros" que haviam comprado os ingressos não precisarão trocá-los. No entanto, a opção de reembolso também está disponível, pelo e-mail brasil@campus-party.org
ou no Instagram
@campuspartybra.
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