Vestibular

Provas da UnB têm 22,93% de abstenções

Dos 10,9 mil inscritos, 8,4 mil alunos compareceram aos dois dias de testes presenciais no fim de semana

Renata Nagashima
postado em 07/02/2022 00:01
 (crédito: Fotos: Renata Nagashima/CB/DA.PRESS)
(crédito: Fotos: Renata Nagashima/CB/DA.PRESS)

Os 8,4 mil estudantes que fizeram as provas nos dois dias de vestibular da Universidade de Brasília (UnB), neste fim de semana, vão esperar até 3 de março para saber o resultado de seu esforço. Essa é a data prevista para a divulgação oficial da lista de aprovados. De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), responsável pela aplicação da prova, dos 10,9 mil inscritos, 22,93% perderam a primeira e a segunda prova, elevando o número de abstenções para 2.503 mil candidatos.

Os aprovados no vestibular vão ingressar na universidade no primeiro semestre letivo de 2022, que começa em 6 de junho, para cursos em todos os campi da UnB — Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Este ano, os cursos mais concorridos são: medicina, psicologia, direito, medicina veterinária e relações internacionais.

No segundo dia de prova, 8,4 mil candidatos compareceram para fazer a avaliação e disputar as 2.112 vagas disponíveis na instituição.

Tentando uma vaga para o curso de biologia, o estudante Diego Garcia, 18 anos, esperou até os últimos minutos para entrar na sala onde faria a prova. Apreensivo, ele disse que domina mais o conteúdo das provas aplicadas no sábado. "Hoje, é mais exatas, por isso não estou tão confiante. Mas, vou dar o meu melhor e torcer para que o resultado seja satisfatório", disse o jovem, que saiu do ensino médio há apenas dois meses.

Morador de Palmas, no Tocantins, Caio Almeida Cardoso, 19 anos, sonha com uma vaga no curso de medicina na Universidade de Brasília e veio para a capital apenas fazer a prova. Estudando desde que entrou no ensino médio, em 2018, ele se sente confiante com a prova. "Eu sei que me dediquei durante todos esses anos. Estudar na UnB é um sonho para mim e para a minha família, então, vou dar tudo de mim e sinto que vou conseguir", contou.

O sentimento de confiança não é o mesmo para Pamela Alves de Lima, 18. Ela contou que o nervosismo atrapalhou no primeiro dia de provas. "Eu estou com medo. Preciso me sair muito bem hoje para compensar a de ontem. Eu estava muito nervosa e acho que não me saí tão bem quanto gostaria", explicou. No entanto, a jovem afirmou que caso não passe no vestibular da UnB, tem esperança de que consiga uma vaga por meio do Enem. "Eu fui muito bem no Enem, nos dois dias. Então, caso eu não consiga aqui, pretendo tentar em outro estado também", completou a jovem, que quer cursar direito.

Primeiro dia

De acordo com o Cespe, eram esperados 10.916 estudantes para fazer provas de conhecimento I (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa) e II (Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia), da prova de redação. No entanto, cerca de 2,2 mil (21,06%) deixaram de comparecer já no sábado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação