O mês de fevereiro trouxe ao Distrito Federal chuvas intensas e, com isso, veio a necessidade de controlar o volume de água no Lago Paranoá e em seus afluentes. Para a segurança da população local, as comportas da barragem foram abertas nesta sexta-feira (4/2), às 12h. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do DF, Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e a CEB Geração S/A.
De acordo com o CBMDF, o procedimento faz parte da norma regulamentar de controle de vazões do Lago Paranoá e no Plano de Segurança da Barragem. A medida possibilita que sejam feitas as ações necessárias para a manutenção da segurança e a minimização de impacto à população.
Chuva acima da média
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses enfrentarão chuvas na média ou ligeiramente acima nos próximos dias. O volume de água previsto para o mês de fevereiro é de 83 milímetros, mas existe a possibilidade da chuva dos próximos dias superar esse valor.
Orientações à população
- Atenção à previsão do tempo;
- Evite córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva;
- Cadastre seu número para o recebimento de ALERTAS por SMS da Defesa Civil (envie seu número do CEP por SMS para 40199);
- Evite as margens e o leito do rio abaixo da represa;
- Ao ouvir a sirene, desloque-se para o ponto mais alto possível (caso esteja no vale do rio abaixo da represa);
- Caso seja abordado(a) pela equipe de varredura do CBMDF, Defesa Civil ou CEB, siga as orientações de segurança;
- Caso alguém seja levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acione imediatamente o CBMDF (193) e a Defesa Civil (199);
- Não tente realizar qualquer procedimento de salvamento caso não tenha treinamento ou equipamento para isso.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.