Legislativo /

Economia e covid-19 em foco

Os dois temas dominaram a primeira sessão de 2022. Governador e presidente da CLDF discursam no início dos trabalhos. Ibaneis Rocha pediu que diferenças partidárias e de ideias não impeçam que os dois Poderes trabalhem juntos

Samara Schwingel
postado em 02/02/2022 00:01
 (crédito: Bruno Sodré/CLDF)
(crédito: Bruno Sodré/CLDF)

Depois de sete semanas de recesso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou, ontem, as atividades. Durante a primeira sessão do ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), discursaram sobre os feitos durante os três anos de mandato e as expectativas para 2022, com destaque para temas relacionados à economia e à covid-19. O chefe do Executivo local ainda aproveitou para pedir que diferenças partidárias e de ideias não impeçam que os dois Poderes trabalhem juntos. "O radicalismo tem que sumir", declarou Ibaneis. 

A sessão teve caráter solene devido à presença do governador e de secretários do Governo do Distrito Federal (GDF). Quando iniciou a participação, Ibaneis falou sobre o atual momento da pandemia de covid-19 no DF. "Estamos agora sofrendo junto com os nossos servidores da saúde, que são muitos. São mais de 1,5 mil servidores já acometidos pela covid", disse. Segundo ele, o GDF trabalha para amparar os moradores da capital. "Estamos trabalhando no sentido de abrir novas UTIs (unidades de terapia intensiva), novos leitos, para que possamos atender a população", complementou. 

Durante o discurso, o governador falou sobre a expectativa para 2022, que é ano eleitoral. "Vamos trabalhar com um olhar para o futuro. Independentemente das divergências de pensamentos e partidárias, tenho um agradecimento enorme pela Câmara Legislativa do DF", disse. Ele pediu que as eleições não atrapalhem a relação entre os poderes. "E que as eleições sirvam para o aperfeiçoamento da democracia, que é o que nós precisamos na nossa cidade e no nosso país. Estamos vivendo uma dificuldade democrática muito grande por conta do radicalismo. Esse radicalismo tem que sumir, nós temos que pensar nas pessoas. As pessoas são quem mais sofrem com o radicalismo. Temos que ter um olhar para o futuro", destacou o chefe do Executivo local. 

Desafios 

O presidente da Câmara, o deputado Rafael Prudente (MDB), utilizou o tempo de fala para fazer um balanço das ações da Casa nos últimos três anos. Ele chamou a atenção para o fato de que os quatro anos que se encerram "terão sido os mais desafiadores nesses 30 anos da Câmara Legislativa". A pandemia exigiu, segundo ele, uma mudança de rumos para fazer ante a situação.

"Não é exagero afirmar que esses quatro anos foram e serão os mais desafiadores dos 30 anos de existência desta Casa. A pandemia nos impôs uma nova realidade e a nossa produção legislativa acompanhou a necessidade rápida de tomada de decisões para proteger a saúde de todos, socorrer os mais vulneráveis e auxiliar a atividade econômica do DF", frisou. 

Na mesma linha do governador, Prudente também chamou a atenção para conflitos que um ano de eleições pode trazer. Ele pediu para que os parlamentares não levem "confusões eleitorais" ao plenário. "Peço aqui que, na medida do possível, tenhamos um ano legislativo muito produtivo, assim como tivemos ao longo dos últimos três anos, e não tragamos a esse plenário polarizações políticas e discussões eleitorais ou eleitoreiras. Estamos aqui para cumprir o mandato que a população nos confiou e devemos cumprir essa missão com isenção", complementou o deputado.

Retrospectiva 

Prudente aproveitou para destacar os números do trabalho legislativo de 2021. Ele relembrou que o ano terminou com um aumento aproximado de 30% da produção legislativa em relação ao ano anterior. No total, a Câmara Legislativa aprovou 1.044 propostas, entre projetos de lei, projetos de lei complementar, alterações à Lei Orgânica e requerimentos. Desde ontem,  a Câmara também volta a funcionar em horário integral, pela manhã e à tarde. Durante o recesso parlamentar, o funcionamento foi reduzido apenas para o período vespertino.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação