Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (31/1) uma portaria, da Secretaria de Economia, que autoriza a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) a realizar um concurso público para preenchimento dos cargos da Carreira Magistério Superior.
Esse será o primeiro concurso público realizado pela universidade. Aprovados devem preencher cerca de 1.400 vagas, das quais 350 são previstas para provimento imediato.
A portaria determina que todas as informações sobre os procedimentos e atos relativos à gestão do concurso passam a ser de responsabilidade da UnDF, inclusive após a homologação do resultado final do certame.
“Com os instrumentos legais devidamente estabelecidos, agora é a hora de batalhar para que a UnDF seja peça importante da transformação socioeconômica do Distrito Federal”, disse a reitora pro tempore da instituição, Simone Benck.
A reitora afirmou, ainda, que a UnDF seguirá todos os ritos necessários à promoção do certame, dedicando-se para que os profissionais da Carreira Magistério Superior sejam selecionados e se afirmem como verdadeiros protagonistas dos processos de ampliação e qualificação dessa política pública.
A previsão é de que, ainda neste ano, a UnDF amplie as vagas nos cursos de graduação e pós-graduação nas instituições distritais de ensino superior públicas já existentes, como a Escola Superior de Gestão (ESG) e Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), bem como promova novos cursos superiores em áreas ainda não contempladas pelo ensino superior público distrital, como Educação e Magistério.
Ingresso na UnDF
O ingresso dos estudantes nos cursos deve acontecer nos moldes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola Superior de Gestão (ESG), que formou a primeira turma de graduandos no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública no final de 2021. Ambas foram integradas à universidade, bem como a Escola Superior de Polícia Civil, com ofertas em nível de pós-graduação.
Das vagas da UnDF, 40% serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública. A cota racial, prevista na Lei Distrital nº 3788/2006, também será atendida. Outras possibilidades de admissão são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
*Com informações da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.