Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada oficialmente em maio de 1970, a Catedral de Brasília carrega em sua estrutura um simbolismo que causa impacto e que fica guardado na memória de turistas de outras cidades e países. Sua história se confunde com a da fundação capital. E sua imagem está gravada nos corações dos moradores que aqui residem. Por ser um dos pontos turísticos com maior visibilidade do Distrito Federal, a catedral recebeu uma atenção especial da CEB Ipes, que decidiu substituir 39 refletores que apresentavam defeito na iluminação da igreja. Agora, segundo a distribuidora, o espaço está completamente iluminado.
Para o presidente da CEB, Edilson Garcia, a iluminação recuperada valorizar as noites dos brasilienses que visitam o espaço, além dos turistas que vem ao Distrito Federal no início do ano. “Brasília é uma cidade que se destaca pela sua arquitetura. A luz é um instrumento importante de valorização desses monumentos à noite, incentiva o turismo na área central da cidade e também dá uma sensação de segurança a todos”, analisa.
O pipoqueiro Marcos Almeida, 53, concorda. “Agora está bem mais iluminado. Quando um refletor apaga já sentimos a diferença, agora que estão todos acesos fica ainda mais bonito e seguro trabalhar aqui. Gostei da atitude da CEB”, disse.
Manutenção
Ainda de acordo com o presidente da CEB, equipes da empresa rodaram o Distrito Federal para realizarem reparos na iluminação pública de diversos lugares. “Em uma ação intensificada das equipes de manutenção, além da Catedral e arredores, atuamos também na substituição de luminárias danificadas na descida do Colorado, no Eixão Sul, no anexo da Câmara dos Deputados, nos arredores do CCBB, no Deck Sul e no Parque da Cidade”, informou Garcia, destacando que as equipes trabalharam no fim de semana.
A contribuição da população na abertura dos chamados para manutenção da iluminação pública é fundamental para o Distrito Federal mais iluminado. Os canais de atendimento da companhia são a Central 155, o aplicativo Ilumina DF e o site www.ceb.com.br
*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima