Pandemia

Covid-19: taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI chega a 90% no DF

Dados são desta segunda-feira (24/1) e estão disponíveis no portal InfoSaúde, da Secretaria de Saúde do DF. Dos 83 leitos disponíveis, apenas seis estão vagos

Na manhã desta segunda-feira (24/1), a taxa de ocupação dos leitos públicos de unidades de terapia intensivas (UTI) do DF utilizados para atender pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 subiu. Segundo dados do portal Info Saúde, disponibilizado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), o número chegou a 90,16%.

São 83 leitos de UTI disponíveis na rede pública de saúde. Deste total, apenas seis estão vagos — sendo que cinco são específicos para pacientes adultos. Questionada sobre a previsão de abertura de novos leitos, a SES-DF não respondeu até o momento. O espaço segue aberto para o posicionamento.

Reunião extraordinária

Neste domingo (23/1), o secretário de saúde, general Manoel Pafiadache, convocou uma reunião extraordinária para avaliar o atual momento da pandemia causada pelo novo coronavírus. O encontro contou com a presença de superintendentes das regiões de saúde, além dos demais responsáveis pelas áreas da pasta da saúde.

Durante a reunião, foi determinada a ativação de 10 leitos de enfermaria para pessoas que estejam com suspeita ou confirmação de covid-19 no acoplado do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). De acordo com a pasta, as vagas serão disponibilizadas durante esta semana.

Atualmente, segundo o boletim mais atual divulgado pela SES-DF no InfoSaúde, a taxa de ocupação deste tipo de leito está em 76,70%. Dos 103 leitos de enfermaria de covid-19 disponíveis na rede pública, somente 24 estão vagos.