O CB.Poder — programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, recebeu, ontem, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que comentou o processo eleitoral deste ano e o apoio de seu partido a reeleição do atual governador Ibaneis Rocha. Em 2018, o Republicanos apoiou, em primeiro momento, o então candidato Rogério Rosso. Mas, no segundo turno, o apoio foi para Ibaneis, vencedor das eleições daquele ano. Diferente da eleição anterior, o suporte dado a Ibaneis começa antes, pois o partido servirá como base de apoio a tentativa de novo mandato do governador.
Para o deputado, a inserção ao projeto de candidatura da nova gestão se dá por tudo que o governador tem feito durante estes quatro anos no Distrito Federal. "Estamos, sim, no projeto de reeleição, por tudo aquilo que ele tem feito e também pelos espaços que ele tem providenciado ao partido", diz. Um nome que ganha bastante força para o lugar de vice-governador é o do Bispo Rodovalho. Entusiasta da ideia, o deputado comenta que sondagens vêm acontecendo para que o fundador da igreja Sara Nossa Terra e ex-deputado distrital do DF possa assumir o cargo.
Apesar de estar distante da política há alguns anos, Rodrigo acredita que o Bispo tem muita capacidade para construir políticas públicas, além de ser um grande líder no cenário evangélico. "Ele traz soluções para a vida das pessoas de uma forma diferenciada. Se fosse para eu decidir, ele seria sim um nome para o cargo. Pela representação no segmento evangélico e por ser uma unanimidade dentro do processo político", comenta. Ciente de que a decisão será do próprio Bispo e de Ibaneis Rocha, Rodrigo garante que assistirá torcendo para um desfecho positivo entre os dois.
Sempre uma bandeira muito forte nas eleições, o panorama cristão continuará tendo suas bases nas eleições do presidente Jair Bolsonaro e do governador Ibaneis Rocha. Para o deputado, os políticos são representações dentro do contexto cristão no Brasil e levam com força os ideais e valores do evangelho para a sociedade. Em Brasília, o Republicanos também servirá de base de apoio na nova candidatura do presidente Bolsonaro, confirma o deputado.
Dentro destas movimentações eleitorais e novas alianças, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) é o principal nome para ocupar a cadeira do senado na chapa de Ibaneis. Delmasso destaca que a postura do governador é de interesse, porque além de ter sido a deputada federal mais votada do DF, também é uma representante do eleitorado do ex-governador José Roberto Arruda, que mantém suas forças no cenário político da capital. A deputada também é vista com bons olhos pelo presidente Jair Bolsonaro, que segundo Delmasso, deseja montar uma base forte no senado para sua candidatura.
Pré-candidato a deputado distrital, Rodrigo busca um novo mandato. Caso consiga a reeleição, ele garante que tentará um novo lugar na política em 2026.
*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima