pandemia

Covid-19: 60 mil kits para testagem foram distribuídos a farmácias do DF

Os testes foram retirados da Farmácia Central da Secretaria da Saúde e os estabelecimentos habilitados ficam responsáveis por como o atendimento se dará

Os testes gratuitos de covid-19 em farmácias e drogarias começaram a ser disponibilizados no início da semana e, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), na manhã de quarta-feira (19/1), 60 mil testes já haviam sido retirados da Farmácia Central da SES-DF pelos responsáveis das redes participantes da iniciativa.

Além dos kits para testagem nas farmácias, a subsecretaria de logística da pasta informou que 181 mil testes foram entregues às unidades de saúde da rede pública e outros 539,6 mil estão em estoque.

A parceria firmada entre a Fecomércio-DF, através do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) e a SES-DF, para a disponibilização dos testes gratuitos, tem as seguintes redes participantes: drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.

Os estabelecimentos habilitados são responsáveis pela definição de como acontece o atendimento e a definição do horário de testagem. Na drogaria São Rafael, no Gama, os testes gratuitos estão sendo ofertados desde segunda-feira (17/1).

Já em Santa Maria, a drogaria Brasil, começou na terça-feira (18/1). O estabelecimento tem sido o único que atende por demanda espontânea, com uma média de 40 senhas por dia. No Atacadão Drogacenter, 16 funcionários foram mobilizados para o agendamento dos testes, disponíveis nas 16 unidades da rede, desde de quarta-feira (19/1).

A drogaria Messias, em Ceilândia, e a farmácia Descontão, em Taguatinga, também deram início à aplicação dos testes nesta quarta. As unidades das farmácias Descontão em Águas Claras e Ceilândia darão início à testagem nesta quinta-feira (20/1) para quem agendou atendimento.

Confira informações sobre a testagem:

Fecomércio/Sincofarma - locais com testagem gratuita covid-19