A vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos não será feita em escolas públicas do Distrito Federal. A princípio, a Secretaria de Saúde havia feito um plano para levar os imunizantes às salas de aula, mas, depois de uma recomendação contrária do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), voltou atrás. Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, o governo vai acatar a recomendação do MP.
Agora, a vacinação será feita apenas nas unidades básicas de saúde (UBSs). De 7 a 12 de fevereiro, uma semana antes da volta às aulas presenciais, o atendimento será intensificado a fim de vacinar o maior número de crianças possível. "Teremos unidades básicas que estarão dedicadas às crianças de 5 a 11 anos e outras voltadas para as de 12 a 17 anos", afirmou. Ele destacou que o passaporte de vacinação não será obrigatório para o retorno às salas de aula.
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a volta às aulas seguirá os mesmos protocolos utilizados no ano passado. "As crianças terão a temperatura medida na entrada, será preciso o uso de máscaras", destacou. As aulas estão marcadas para voltarem em 14 de fevereiro na rede pública de saúde.
A secretária ainda afirmou que está confiante em relação à segurança sanitária de professores e estudantes. Ela citou que, no ano passado, durante a volta às aulas, não foram registrados óbitos de crianças por covid-19.