Uma massa de ar seco que atinge grande parte da região central do Brasil garante uma pausa nas chuvas do Distrito Federal. Apesar disso, o céu continua com a presença de muitas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuvas em áreas isoladas da capital. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Inmet, nesta terça-feira (18/1), a temperatura mínima registrada foi de 17ºC, com máxima prevista de 29ºC.
Já a umidade relativa do ar, durante a manhã, fica em torno de 90%, mas cai para 40% durante as horas mais quentes do período da tarde. Cléber Souza, meteorologista do Inmet, explica que “desde sexta-feira (14/1) a temperatura do DF está próxima de 29ºC, e como venta pouco, a sensação térmica se mantém próximo ao registrado nos termômetros. No entanto, na semana passada, com domínio de muita cobertura de nuvens, as temperaturas estavam mais baixas, em torno de 24ºC”, recorda.
Segundo o especialista, a tendência é que o clima chuvoso volte na próxima semana na capital. “A partir deste fim de semana, pode ser que ocorram pancadas de chuvas mais significativas. Tem uma massa de ar fria atuando no Sul, que pode chegar à região central do Brasil e trazer mais umidade”, pontua.
Cléber também orienta sobre os cuidados que os brasilienses devem tomar com o verão. "Ficar exposto nos horários entre 10h e 16h é perigoso, porque costuma ter menos nuvens no céu. Usar protetor solar é muito importante e evitar essas exposições, devido a radiação que é fortíssima”, finaliza.