Mesmo fechada há 24 anos, a Piscina com Ondas do Parque da Cidade continua fresca na memória dos brasilienses que tiveram o privilégio de aproveitar o espaço. Ícone de Brasília, o local passará por revitalização e vai ganhar uma nova área: um complexo aquático com rio lento — formado por correnteza de águas para uso de boias — e espaço infantil com tobogã. O projeto de reforma, conduzido pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF, será licitado este mês, e as construções serão feitas em três etapas. A previsão é de que a piscina seja entregue ainda este ano.
A empresa que vai realizar a primeira fase da obra, que inclui a revitalização da piscina, está escolhida. A vencedora do processo licitatório terá 120 dias para concluir a parte inicial, que conta com investimento de R$ 8 milhões advindos de emenda parlamentar. O valor total da obra será de R$ 22 milhões, e a ideia da secretaria é captar o restante do recurso à medida que a reforma avançar para as demais etapas. Inicialmente, os esforços estarão concentrados para a primeira parte do empreendimento.
A piscina de ondas fica localizada no estacionamento 7 do Parque da Cidade e vai receber 30m² de extensão. O projeto de reforma conta com planejamentos arquitetônico e de engenharia. A passagem que abrigará o rio lento será construída em um segundo momento. A última fase vai criar uma área para as crianças. Um modelo de gestão administrativa do espaço está sendo estudado pelo Governo do Distrito Federal.