Educação /

Especial Volta às Aulas do Correio faz live sobre ensino bilíngue

Projeto do Correio, que esclarece dúvidas sobre retomada escolar, discute hoje, em live, ensino bilíngue

A poucos dias do retorno das aulas, pais, responsáveis e crianças estão ansiosos para volta às escolas. Para ajudar nesse processo, o Correio Braziliense preparou um conteúdo exclusivo para tirar todas as dúvidas antes do aguardado início.

Para começar, uma live especial sobre A importância do ensino bilíngue na formação do aluno do século 21. A transmissão será feita pelo site e pelas redes sociais do Correio, a partir das 18h. Participam da conversa a diretora da Escola Maple Bear Sudoeste, Áurea Bartoli, e a diretora da Escola Maple Bear Asa Norte, Cristina Albernaz. A mediação será da subeditora de Saúde, Ciência e Tecnologia do Correio Braziliense, Carmem Souza.

"O ensino bilíngue amplia não só o repertório acadêmico do aluno, mas também estimula e desenvolve múltiplas habilidades no campo sócio emocional. Facilita a interação multicultural, possibilitando que o aluno tenha um pensamento e uma visão mais globalizados, além de uma maior aptidão em solucionar problemas; habilidades que se mostram essenciais para um presente e um futuro promissores", destaca a diretora Cristina.

A live inaugura o projeto, que contará com uma edição especial da Revista do Correio no próximo domingo. O suplemento trará matérias sobre as principais dúvidas sobre esse processo de volta às aulas. O projeto tem como intuito trazer informações sobre este momento tão importante para as crianças e adolescentes.

De acordo com a analista de projetos de Marketing do Correio, Gabriela Prado, este ano o projeto terá um formato diferente, mas com o mesmo intuito de todos os anos. "Vamos fazer uma edição especial da revista. Então, teremos várias matérias voltadas para o período de volta às aulas. Esta é a principal parte do projeto", explica.

Ao iniciar o terceiro ano de pandemia, muitos pais ainda estão receosos com o retorno ao ambiente escolar. A vacinação dos pequenos entre cinco e 11 anos contra a covid-19 teve início esta semana no DF, mas a Secretaria de Educação já anunciou que a imunização não será obrigatória para os estudantes.

Desafios

Por enquanto, as aulas presenciais estão mantidas. Ontem, a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa) publicou uma nota em que afirma que as escolas devem ser as últimas a fechar "ocorrendo apenas em casos de extrema necessidade".

Em meio a tudo isso, o que não falta são questionamentos para as famílias: como seguir as normas de segurança contra a covid-19, como garantir o melhor aprendizado dos alunos, como conciliar a rotina da criança. O especial Volta às Aulas trará informações atualizadas sobre essas e outras questões.

Expectativa

As escolas públicas começam o ano letivo em 23 de janeiro. As particulares têm calendário próprio, mas algumas retornam às atividades em 1° de fevereiro.