O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) do Distrito Federal resgatou oito aves e uma capivara na manhã deste sábado (15/1). Os animais foram encontrados nas regiões de São Sebastião, Recanto das Emas e Asa Norte.
Sete aves silvestres estavam em três cativeiros clandestinos em São Sebastião. O Grupamento de Operações do Cerrado (GOC) fez as abordagens nos locais, apreendeu sete gaiolas e resgatou os pássaros, incluindo um da espécie Cardeal-do-Nordeste, ave que, provavelmente, veio por meio de tráfico interestadual de animais.
Três proprietários dos cativeiros foram autuados, assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. As aves foram levadas à um departamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A outra ave era uma coruja que foi encontrada no interior de um banheiro do Hospital Santa Lúcia Norte, na Asa Norte. A ave estava em perfeito estado de saúde e foi solta na natureza pelo policias apóso resgate.
Por fim, a polícia foi acionada, por volta das 10:30h, para resgatar uma capivara, no Recanto das Emas. O animal estava em um lote na quadra 603. Após pegarem a capivara, os policiais o soltaram na natureza.