Na noite desta sexta-feira (14/01), um meteoro que caiu em Minas Gerais refletiu um clarão tão forte que além de ter sido visto em cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também foi fotografado em Sobradinho, no Distrito Federal.
De acordo com o observador e servidor público, Marcelo Domingues, morador da região administrativa de Brasília, e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros ( Bramon), ele não estava esperando o fenômeno acontecer mas suas câmeras que ficam monitorando o céu à noite fizeram o registro do clarão que cortou o céu.
Segundo o registro dos equipamentos tanto de Marcelo quanto do observador Ivan Soares, membro da Bramon e morador da cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais, o fenômeno caiu por volta das 23h53. A imagem impressiona e chama atenção pelo tamanho do corte claro no céu escuro.
Marcelo explica que ainda estão fazendo análises a respeito do local exato da queda do meteoro, pois estão dependendo das imagens de uma das câmeras da rede de monitoramento em Patos de Minas. “ Precisamos analisar todo esse material para ter uma trajetória mais refinada do bólido. Saber sobre quais cidades ele passou e se, caso ele tivesse tamanho suficiente, onde os possíveis fragmentos podem ter tocado o solo,” diz o observador.
“Por enquanto o que sabemos é que ele começou a brilhar por volta de 62 km de altitude e se extinguiu abaixo dos 40 km de altitude causando um grande boom. Sua trajetória foi curta e lenta, passando em cima da cidade de Santa Juliana, a nordeste de Uberaba e a Sudeste de Uberlândia,” afirma ele.
O registro também foi compartilhado em vídeo nas redes sociais e além de Minas Gerais e Brasília, moradores de cidades de São Paulo também comentaram ter visto o clarão no céu.