Cartórios

Cartórios regularizam CPF de crianças para vacinação contra a covid-19

Quatro unidades podem realizar a inscrição da 1ª via de CPF e a emissão de 2ª via para menores de idade que precisam do documento, no DF. O registro vale como documento oficial para aplicação da vacina contra covid-19

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 vai começar neste fim de semana. Um dos documentos necessários para realizar o cadastro, e que também pode ser usado para identificação na aplicação, é o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quatro cartórios do DF podem emitir o documento.

Os interessados devem apresentar a certidão de nascimento original da criança, o documento de identificação do responsável (pai ou mãe) e se a criança tiver Carteira de Identidade (RG) é necessário apresentar o original, além do comprovante de endereço dos responsáveis. O comparecimento do pai ou mãe é indispensável.

Para fazer o serviço, os Cartórios de Registro Civil cobram uma tarifa de R$ 7,00. Já as principais atividades relacionadas ao CPF permanecem gratuitas: inscrição realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.

“É mais um serviço importante que os Cartórios passaram a prestar para a população, tanto nas grandes cidades, onde os deslocamentos são difíceis em um momento em que as pessoas precisam ficar em casa, como nos pequenos municípios, que muitas vezes não dispõem de outros postos públicos, mas tem sempre o Cartório que registra os nascimentos, casamentos e óbitos”, esclarece o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli.

Para consultar as unidades disponíveis e realizar a inscrição, basta acessar o site da Receita Federal.

Com informações da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) 

Nelson Almeida/AFP - Davi Seremramiwe, de 8 anos: momento histórico
Governo do Estado de São Paulo - Davi foi a primeira criança do país a receber a vacina. Mas São Paulo começa a imunizar em larga escala na segunda-feira