Saiba tudo sobre a volta às aulas

No próximo dia 23, a edição especial da Revista do Correio trará reportagens especiais sobre como encarar este momento de retorno das escolas. Nesta terça haverá uma live nas redes sociais do jornal sobre a importância do ensino bilíngue

Na iminência da volta às aulas, são muitas as dúvidas que rodeiam a cabeça dos pais. Ainda em meio às inseguranças provocadas pela pandemia, mais de 540 mil estudantes do ensino público e privado no Distrito Federal vão voltar às escolas em 2022. Neste momento tão importante na vida dos pais e das crianças, o Correio prepara reportagens especiais para ajudar a tornar este momento mais tranquilo, sem a correria costumeira de pais e alunos.

Este ano, o projeto Volta às Aulas 2022 contará com uma edição especial da Revista do Correio, que será publicada no próximo dia 23. Serão várias reportagens sobre as principais dúvidas das mamães e dos papais para o ano letivo. Tradição no Correio, e em 2022 com um formato diferente, o projeto tem como intuito trazer informações sobre este recomeço tão importante para as crianças e adolescentes.

"Vamos fazer uma edição especial da Revista. Então, serão várias matérias voltadas para o tema da volta às aulas. Esta é a principal parte do projeto", explica Gabriela Prado, analista de projetos de Marketing no Correio Braziliense.

Para dar o pontapé inicial, nesta terça-feira, o Correio promove uma live com o tema "A importância do ensino bilíngue na formação do aluno do século 21". A transmissão contará com a presença da diretora da Escola Maple Bear Sudoeste, Áurea Bartoli, e da diretora da Escola Maple Bear Asa Norte, Cristina Albernaz.

"Hoje temos a clareza de que nem todos aprendem do mesmo modo e não estão no mesmo estágio. Pensando na diferenciação como estratégia para aplacar a heterogeneidade em proficiência, o bilinguismo vai além do ensino em duas línguas: ele apresenta uma metodologia capaz de colocar o aluno no centro do processo educativo", ressalta Áurea.

A mediação será da subeditora de Saúde, Ciência e Tecnologia do Correio, Carmem Souza. "A importância de aprender idiomas, tanto do ponto de vista da saúde cognitiva quanto da abertura de oportunidades profissionais e pessoais, é cada vez mais comprovada por estudiosos. Ao trazer esse debate, esperamos ajudar pais e responsáveis nas escolhas voltadas para a formação os filhos", destaca Carmem.

A live será transmitida pelas redes sociais do jornal, a partir das 18h. A transmissão irá abordar o importante papel do ensino de uma segunda língua para as crianças.

Volta às aulas

As aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal começam em 14 de fevereiro e  o ano letivo vai até até 23 de dezembro, segundo calendário divulgado pela Secretaria de Educação. Já na rede particular, as datas de início variam de acordo com a instituição, mas muitas retornam na primeira semana de fevereiro.

Depois de dois anos conturbados devido à pandemia, a expectativa é que em 2022 todas as instituições tenham condição de ter aulas presenciais. Na rede pública, a Secretária de Educação anunciou que o ano letivo será 100% presencial e sem a exigência de vacinas para os alunos.

numero

540 mil

Número de estudantes do Distrito Federal que vão voltar às escolas