Laudo

Prédio que desabou parcialmente em Taguatinga será demolido

Segundo informações preliminares da empresa de topografia contratada pelo dono do prédio, a estrutura será demolida nos próximos dias

Há uma semana, mais de 100 pessoas foram afetadas pelo desabamento parcial do prédio onde moravam. Localizado na Área Especial da QSE 20, na região de Taguatinga Sul, a estrutura veio abaixo soterrando o térreo (parte comercial), e o primeiro andar (residencial).

Em reunião realizada nesta quinta-feira (13/1) com a Defesa Civil, DF Legal, Administração de Taguatinga e equipe técnica especializada em topografia contratada pelo proprietário do edifício, ficou estabelecido que, por uma questão de segurança, não será mais permitida a entrada no prédio. De acordo com os estudos topográficos, o prédio deverá ser demolido, mas ainda não há uma data estabelecida para a demolição.

Na segunda-feira (10/1), quando saiu o primeiro laudo técnico da Defesa Civil, foi constatado que há instabilidade no prédio e que outros três pavimentos podem desabar. Com isso, os técnicos não liberaram a entrada de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) para retirar pertences dos moradores.

O documento da empresa de topografia contratada precisou ser revisado com informações exigidas pela Defesa Civil e deve ser concluído nos próximos dias. Além disso, o prédio foi integralmente fechado com tapumes, para que não haja acesso à edificação.

Ajuda

A maioria dos desabrigados foi realocada para um hotel no Pistão Sul desde o dia do incidente (6 de janeiro). Em nota à imprensa, o proprietário disse que amanhã vence o prazo das hospedagens, e que os moradores precisam se deslocar para casa de parentes, amigos ou locar um imóvel.

O Governo do Distrito Federal (GDF) foi acionado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e pela Administração Regional de Taguatinga para ofertar às famílias interessadas o benefício do Aluguel Social.