Com 12 provas de automobilismo marcadas para 2022, o Autódromo de Brasília voltará a funcionar depois de oito anos fechado. O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nessa segunda-feira (10/1), o calendário de provas que ocorrerão na tradicional pista. O circuito será reaberto a partir de julho e tem datas confirmadas até dezembro.
A Stock Car, a Porsche Cup, a Copa Truck, o Turismo Nacional, a Sprint Race e a Copa Shell HB20 estão confirmadas em Brasília neste ano. A Stock Car, inclusive, terá a última prova da temporada disputada na capital federal, com a Super Final BRB.
O Banco de Brasília (BRB) está em fase de assumir a gestão do autódromo, que pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap), e tem como parceiro na reforma o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Atualmente, o banco administra as licitações de obtenção da massa asfáltica, das defensas metálicas e para as demais etapas necessárias à realização das provas.
A intenção do BRB é transformar o espaço em uma arena multiuso, com mais do que carros de alta performance em circulação na pista de 5,4km. No novo formato, o autódromo ficará aberto para ciclistas, pedestres, karts, concessionárias de veículos, centro médico, para continuação do Cine Drive-In e até atividades off-road.
Saiba Mais
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) calcula que a Stock Car, apenas, movimenta cerca de R$ 150 milhões em 12 provas anuais, com capacidade de gerar mais de 1,2 mil empregos.
Calendário
Confira a programação prevista para este ano no Autódromo de Brasília
2 e 3 de julho — Turismo Nacional
3 de julho — Stock Car (40ª largada da história nessa pista)
1º e 2 de outubro — Porsche Cup (sprint)
9 de outubro — Porsche Cup (endurance)
6 de novembro — Copa Truck e Sprint Race
20 de novembro — Stock Car Pro Series (Super Final BRB)
19 e 20 de novembro — Copa Shell HB20 e Turismo Nacional
Com informações da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur)