O governador em exercício, Paco Britto (Avante), vai anunciar segunda-feira a programação de corridas do Autódromo de Brasília. As pistas, que não recebem eventos desde 2014, estão em fase final de obras e devem entrar no circuito de grandes corridas neste ano. Paco, que sempre se empolgou com o tema, quer fazer uma festa com a novidade. Acredita que a abertura do autódromo vai criar empregos e oportunidades.
Sonho perto de ser realizado
Nascido e criado em Brasília, Enzo Elias, 19 anos, campeão da Porsche Carrera Cup 3.8, terá a oportunidade de disputar, pela primeira vez, uma prova na sua cidade, se a sua categoria vier para o DF. Enzo ainda não havia começado a carreira quando o autódromo foi fechado. "Um dos meus maiores sonhos é ganhar em Brasília", diz. Não faltará torcida.
Novas restrições
O setor de hotéis, bares e restaurantes está preocupado com as novas restrições que a pandemia pode provocar. O presidente do Sindhobar, Jael Antônio da Silva, esteve, ontem, com o governador em exercício, Paco Britto, preocupado com a proibição do carnaval de rua neste ano. Era o momento de aumentar o faturamento. Mas a situação é crítica. A taxa de contaminação passa de 1,5. Significa que cada 100 positivos para covid-19 podem infectar outras 150 pessoas.
Falhas
O desmoronamento do prédio em Taguatinga pode ter ocorrido por um conjunto de fatores conhecidos: descumprimento das regras básicas de construção e falta de fiscalização. O laudo, segundo integrantes do governo, deve apontar que a edificação tinha dois pavimentos além do permitido. Como esse, há vários no DF.
Militares pegam carona no movimento da Polícia Civil
O Fórum das Associações Representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros divulgou nota em que apoia o movimento de paralisação dos policiais civis do DF de pressão pelo reajuste das forças de segurança. PMs e bombeiros não podem participar de movimentos dessa natureza e
contam com o empenho dos civis, já que o presidente Jair Bolsonaro disse que os reajustes precisam ser iguais.
"Mais uma para a lista de crimes da base bolsonarista. Bia Kicis divulgou os dados pessoais dos médicos pró-vacina pelo celular. Totalmente irregular!!! Seguem achando que podem intimidar aqueles que não digerem o negacionismo"
Deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS)
"Tanto interesse em saber quem vai se responsabilizar por um suposto vazamento de dados de um documento de médicos e nenhum interesse em saber quem vai se responsabilizar por eventuais danos por efeitos colaterais das vacinas em nossas crianças."
Deputada federal Bia Kicis (PSL-DF)(complemento)
À QUEIMA-ROUPA
Rafael Sampaio
Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo)
"Acredito que o governador quer nos atender. Tem as dificuldades naturais, mas quer nos atender"
Qual é o impasse com relação ao reajuste dos policiais civis do DF?
Dinheiro, lei eleitoral e lei fiscal. O GDF precisa destinar recursos para isso. Se não destinar, não tem meios de conceder o reajuste. A lei eleitoral impõe que o ato seja realizado até seis meses antes da eleição. Por fim, a lei fiscal impõe que o ato não gere aumento de despesa nos últimos 180 dias. Temos uma encruzilhada, o GDF precisa dedicar recursos suficientes para conceder o reajuste com efeitos financeiros no máximo a partir de junho.
Quanto a PCDF reivindica?
O que nos foi prometido, a paridade. Mas estamos atentos e dispostos a receber uma proposta para avaliação.
Ainda acredita que vai sair?
Acredito que o governador quer nos atender. Tem as dificuldades naturais, mas quer nos atender. O delegado-geral (Robson Cândido), no fim do ano, disse que já estava tudo acertado com o governador. Esse gesto é muito importante para nós.
O Sinpol deflagrou uma campanha de paralisação do serviço voluntario na Polícia Civil. O Sindepo aderiu?
Formalmente não. Nossa assembleia foi antes da do Sinpol-DF e não se deliberou sobre esse ato. Mas observamos que, em solidariedade, informalmente, os colegas também não têm marcado voluntários e cancelado o que haviam marcado.
Essa campanha pode atrapalhar o atendimento nas delegacias. A população não fica prejudicada?
Pode sim. As delegacias foram reabertas com o serviço voluntário. Não tivemos aumento de efetivo desde o seu fechamento, ninguém foi contratado, muito pelo contrário perdemos servidores. Com o quadro que temos, não tem como manter as unidades abertas sem o voluntário.
Dessa vez, a PCDF vai apoiar algum candidato ao governo?
Ainda não há candidatura formal, logo isso não está em discussão nas bases.