DOCUMENTOS

Perdeu o documento? Achados e perdidos dos Correios tem 1,4 mil itens no DF

Segundo os Correios, o dono precisa provar a titularidade apresentando um outro documento para resgatar o ítem perdido nas agências do DF. No Brasil, o número salta para 94 mil

Quase todo mundo conhece algum "especialista" em perder objetos e documentos. No veículo por aplicativo ou em um date no restaurante com a/o crush, é muito comum as pessoas encontrarem documentos pessoais de ‘esquecidos’, como a identidade ou a carteira de habilitação, por exemplo. Para que a procura seja fácil e o documento retorne ao dono o mais rápido possível, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos. 

De acordo com os Correios, 94 mil documentos perdidos foram entregues nas agências espalhadas pelo país em 2020 e ainda não foram procurados pelos proprietários.

Na capital federal, 1470 documentos aguardam a retirada pelos donos. Eles permanecem disponíveis pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Caso a pessoa não busque o ítem nesse prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores.

Encontrei um documento perdido, o que faço?

Caso você encontre algum documento perdido na rua ou em algum estabelecimento, pode entregá-lo em qualquer unidade dos Correios ou nas caixas de coleta de correspondências, em todas as cidades. No site da estatal na internet, é possível, por exemplo, verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para a retirada. Para recuperá-lo, é necessário apresentar outro documento que comprove a titularidade e pagar o valor de R$ 5,95 pelo serviço.

Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima.

 

*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima